metropoles.com

Ricardo Nunes pode ser investigado por falsa comunicação de crime

Prefeito de São Paulo insiste em dizer que boletim de ocorrência por ameaça contra a mulher é falso

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
Fotografia colorida de Ricardo Nunes, prefeito de São Paulo, discursando ao microfone - Metrópoles
1 de 1 Fotografia colorida de Ricardo Nunes, prefeito de São Paulo, discursando ao microfone - Metrópoles - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

A deputada federal Professora Luciene Cavalcante (PSol-SP) protocolou três pedidos de investigação contra o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), por falsa comunicação de crime. As representações baseiam-se na alegação de Nunes de que um boletim de ocorrência (BO) por ameaça feito por sua esposa, Regina Carnovale Nunes, é “forjado”.

Luciene solicitou investigações na Corregedoria da Polícia Civil de São Paulo, no MPSP (Ministério Público de São Paulo) e no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). A deputada pede que os órgãos apurem o possível cometimento de crime pelo prefeito.

Ao TSE, a deputada afirma que “não restam dúvidas de que a conduta do senhor Ricardo Nunes beira a comunicação falsa de crime, pois veicula informação falsa que confunde os eleitores — com o único intuito de limpar e fortalecer sua imagem em prol da sua recandidatura — e incita desconfiança quanto às instituições democráticas do Estado, acabando por macular a lisura do processo eleitoral”.

Entenda o caso

Conforme os repórteres do Metrópoles, Alfredo Henrique e Bruno Ribeiro, a Polícia Civil e a Secretaria da Segurança Pública paulista (SSP) confirmaram que Regina Carnovale Nunes registrou um BO contra o prefeito por ameaça em fevereiro de 2011, na  6ª Delegacia de Defesa da Mulher.

A informação contradiz o prefeito, que afirmou em sabatina realizada por Folha e UOL, na segunda-feira (15/07), que o BO de violência doméstica feito por sua esposa foi “forjado”. O caso já havia sido explorado na eleição de 2020, quando Nunes era candidato a vice na chapa do ex-prefeito Bruno Covas (PSDB), falecido em 2021.

“É uma irresponsabilidade trazer uma coisa dessas. A Regina já falou que não fez [o BO]. Ela contratou um advogado, que entrou com uma petição solicitando esse boletim de ocorrência assinado. Veio a resposta da delegacia dizendo que não existe esse boletim de ocorrência”, disse Nunes na sabatina.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?