metropoles.com

Yago, 21 anos, negro e pobre, estava na hora errada no lugar errado

Foi comprar pão, e a polícia chegou

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Aline Massuca/Metrópoles
Yago foi solto após decisão judicial (2)
1 de 1 Yago foi solto após decisão judicial (2) - Foto: Aline Massuca/Metrópoles

“Houve um erro”, reconheceu o delegado assistente da 19ª Delegacia de Polícia da Praça da Bandeira, no Rio, Marcelo José Borba Carregosa. Yago Corrêa de Souza, 21 anos, negro, pobre e favelado, preso sob a suspeita de ligação com o tráfego de drogas, simplesmente “estava na hora errada e no lugar errado”.

Morador da favela do Jacarezinho, Yago foi a uma padaria comprar pães. Vestia bermuda jeans e camisa do Flamengo. Comprou 7 pães. À saída, viu chegar uma tropa da polícia. Correu e refugiou-se numa farmácia. Dali a instantes foi preso por um policial que lhe apontou um fuzil. Ficou dois dias encarcerado.

O juiz Antônio Luiz da Fonseca Lucchese, durante a audiência de custódia, entendeu não haver provas suficientes para manter Yago preso. No entanto, ele ainda responderá a processo. “Esses foram os piores dias da minha vida. Isso aqui é um inferno”, disse Yago ao deixar a Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica.

“Não sou bandido, sou morador. Lá dentro era só desespero.” Seu advogado, Vivaldo Lúcio da Silva Neto, comentou com jornalistas: “Yago é um jovem negro que está acostumado a passar por incursões da polícia, mas não a passar por um cárcere desses, uma masmorra dessas. Peço a vocês que deixem o menino respirar”.

Os pães eram para um churrasco da família. Foram confiscados pelos policiais. Aos que desconfiam de Yago por ter corrido, pergunto: quem neste país, negro, pobre e favelado não tenta fugir à chegada de policiais carregando fuzis? Fosse branco, de olhos claros e estivesse bem vestido talvez não precisasse fugir. Talvez.

Das pessoas que morrem de forma violenta no Brasil, 68% são negros. Dentre os presos, 61% têm a pele de cor preta ou parda. A maioria está encarcerada por pequenos crimes, muitas vezes sem julgamento. Em 2020, a proporção de negros nas prisões crescera 14% em 15 anos, enquanto a de brancos caíra 19%.

A carne mais barata do mercado é a carne negra, cantou Elza Soares.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?