metropoles.com

Volta-se contra Dallagnol a arma que ele usou para ferir Lula de morte

Aqui se faz, aqui se paga, às vezes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Governo ironiza power point
1 de 1 Governo ironiza power point - Foto: Reprodução

Tem o dia da caça e o do caçador. O do caçador foi em 14 de setembro de 2016, quando o procurador Deltan Dallagnol, coordenador da Operação Lava-Jato, estava à caça de Lula. Lula seria condenado dois anos depois e ficaria preso 580 dias.

Naquela ocasião, diante de jornalistas ávidos por notícias e acostumados a repassar sem discussão o que ouvissem, Dallagnol apresentou um PowerPoint com o nome de Lula no meio, e em torno, 13 crimes supostamente cometidos por ele.

O número 13 identifica o PT. Lula era acusado de chefiar uma organização criminosa. A entrevista de Dallagnol foi transmitida ao vivo pelas principais redes de televisão e dezenas de emissoras de rádio.  Na véspera, o procurador escrevera aos colegas:

“Melhor não usarmos a imagem do Lula, mas um quadrado escrito LULA simplesmente. Ou uma imagem de pessoa como as demais do gráfico, e embaixo LULA. Está ficando show”.

Foi um show, embora em março de 2022, por 4 votos contra 1, o Superior Tribunal de Justiça tenha condenado Dallagnol a pagar a Lula R$ 75 mil para reparar os danos morais que lhe causou. Fãs generosos do ex-procurador arcaram com a despesa.

O dia da caça foi ontem. O governo postou nas redes sociais uma réplica do famoso PowerPoint de Dallagnol, destacando suas próprias realizações desde 1º de janeiro último. No meio está escrito: “137 dias de governo”; e, em torno, 8 supostas ações.

Vingança é um prato que se come frio. O Tribunal Superior Eleitoral cassou o mandato do deputado Dallagnol com base na Lei da Ficha Limpa. Com base nessa mesma lei, Lula foi impedido de disputar as eleições de 2018, ganhas por Bolsonaro.

A qualquer momento, Dallagnol será obrigado a devolver o gabinete que ocupa na Câmara, as chaves do gabinete, a equipe de técnicos que o assessora e o broche oficial de deputado que carrega com orgulho na lapela do paletó. Aqui se faz, aqui se paga, às vezes.

Enquanto isso, nos corredores do Congresso, sussurra-se uma única pergunta: “E Moro, hein?”

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?