metropoles.com

Veja como Bolsonaro poderá derrotar Lula no próximo dia 30

Não é difícil. Basta que a conta de chegada esteja certa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Stuckert
Lula
1 de 1 Lula - Foto: Ricardo Stuckert

Fábio Farias, ministro das Comunicações do governo, futuro empregado do homem mais rico do mundo, Elon Musk, é uma estrela em ascensão no exclusivo mundo dos analistas políticos

Ele está coberto de razão ao dizer que se Bolsonaro tiver mais votos do que Lula, se reelege. A recíproca é verdadeira, mas sobre ela Farias não se debruça por fidelidade a Bolsonaro.

Segundo o ministro, Romeu Zema (NOVO), reeleito governador de Minas, ajudará Bolsonaro a virar a eleição ali, assim como Tarcísio de Freitas (PL) ampliará a vantagem de Bolsonaro em São Paulo.

Reeleito governador, Ronaldo Caiado (UNIÃO), fará a mesma coisa em Goiás, assim como deputados federais bolsonaristas eleitos no Nordeste, e antes preocupados só com a própria sorte.

O voto de Simone Tebet em Lula? Vale pouco. Farias garante que os eleitores de Simone que votariam em Lula já foram para Lula no primeiro turno. As demais adesões a Lula não pesam tanto.

Que os bolsonaristas não se aflijam, pois. Está tudo sob controle, está tudo certo, no próximo dia 30 é só irem votar. Acreditem: “A mamata acabou, a mamata não volta mais”. Lula? Adeus!

Fazer conta de chegada, como faz o ministro, é moleza. Não requer uma inteligência especial como a de Frias, nem conhecimentos profundos sobre o que se diz. Basta apostar no que se projeta.

A isso pode-se dar o nome de truísmo. Ou seja: verdade banal, evidente; lugar-comum, clichê, redundância; coisa óbvia, trivial ou corriqueira, que não merece nem precisa ser falada.

O fato é: encerrada a primeira semana de campanha no segundo turno, Lula aguentou bem o tranco de ver Bolsonaro contrariar as pesquisas de intenção de voto que o davam como derrotado.

Derrotado ele foi, mas por uma diferença menor do que se supunha. O voto útil o favoreceu e não a Lula. Faltou só um tiquinho para que Lula vencesse, mas faltou.

Em números: faltou 1,6% de votos válidos para que Lula se elegesse. Significa… Significa que faltaram 1,8 milhão de votos. No caso de Bolsonaro, faltaram mais de 8 milhões.

Presidente candidato à reeleição nunca perdeu. Presidente candidato à reeleição nunca chegou atrás no segundo turno. Mas, Bolsonaro é Bolsonaro… Jamais houve nada parecido.

Truísmo contra truísmo: se Lula manter a dianteira que abriu no Nordeste sobre Bolsonaro, e a dianteira em Minas; se em São Paulo não levar uma goleada, estará eleito. Simples.

Os estrategistas da campanha de Bolsonaro, entre eles Farias, uma sumidade, querem estimular o aumento da abstenção no Nordeste para prejudicar Lula; os de Lula, levar a votar quem não votou.

O que será mais fácil ou difícil? Bolsonaro é um especialista em atirar no próprio pé. Disparou nos dois pés ao apontar Lula como beneficiado pelo analfabetismo dos nordestinos.

Bolsonaro viajou a Belém no fim de semana para o Círio de Nazaré (eu escrevi Círio, e não Sírio como o presidente escreveu nas redes sociais). E lá ficou isolado numa lancha da Marinha.

Em nota, o arcebispo de Belém disse que não o convidou, como a nenhuma outra autoridade; que o Círio é uma manifestação de religiosidade popular que deve ser respeitada por todos.

Lula resistiu à tentação de duelar com Bolsonaro no campo dele. Então, protagonizou em Belo Horizonte o maior ato político de sua campanha. Nesta quarta-feira, tentará repeti-lo em Salvador.

Domingo que vem (16), Lula e Bolsonaro estarão frente a frente no primeiro dos dois debates do segundo turno. Há um terceiro marcado, mas Lula não irá. Tem mais o que fazer nas ruas.

Bolsonaro prefere não se expor muito nas ruas, só em espaços sob encomenda. Depois do Círio (Sírio, não!), foi passear de jets-sky em um rio que banha Belém. Fará novas motociatas.

A última vez que Bolsonaro reuniu multidões foi em sociedade com os militares no 7 de setembro em Brasília e diante dos canhões do Forte de Copacabana, no Rio. Estava em casa, entre amigos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?