metropoles.com

Sigilo foi para esconder cumplicidade do comandante do Exército

Às favas a lei e todos os escrúpulos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Cid eduardo pazuello
1 de 1 Cid eduardo pazuello - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O estatuto das Forças Armadas não permite que militares da ativa participem de atos políticos. Mas, e daí? No dia 23 de maio de 2021, o general Eduardo Pazuello, ex-ministro da Saúde e ainda na ativa, mandou o estatuto para o lixo ao participar de uma motociata, no Rio, liderada pelo então presidente Jair Bolsonaro.

Pazuello sabia o que estava fazendo, tanto que na véspera teve o cuidado de comunicar por telefone ao comandante do Exército, general Paulo Sérgio Nogueira, que havia sido convidado por Bolsonaro para participar da manifestação, onde discursou em cima de um palanque. À época, o caso virou um escândalo.

Então, Nogueira, pressionado pelos demais generais do Alto Comando do Exército, abriu um processo administrativo para punir Pazuello. A maioria dos generais era a favor da punição. Disciplina é um dos valores mais caros do Exército. Se a um oficial é permitido rasgar o estatuto, que exemplo fica para os soldados?

O processo administrativo limitou-se a colher o depoimento de Pazuello. Que, em resumo, disse: o comandante sabia, e eu fiz o que o presidente da República mandou. O Exército decretou sigilo de 100 anos sobre essa história. A Controladoria-Geral da União derrubou o sigilo e agora a história tornou-se conhecida.

Pazuello passou para a reserva e elegeu-se deputado federal pelo Rio no ano passado; o mais votado. Nogueira foi promovido por Bolsonaro a ministro da Defesa. Bolsonaro perdeu e fugiu para os Estados Unidos. A impunidade prevaleceu no Exército. Manda quem pode, obedece quem tem juízo, às favas todos os escrúpulos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?