metropoles.com

Sem mais futuro, Benjamin Netanyahu tenta tirar o seu da reta

A culpa pelo ataque do Hamas é dos outros, dele não

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Assessoria de Imprensa do Governo de Israel/ Anadolu via Getty Images
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, visita soldados israelenses enquanto inspeciona a região onde os soldados estão posicionados nos assentamentos de Be'eri e Kfar Aza, no sul de Israel, perto da fronteira com Gaza, em 14 de outubro de 2023
1 de 1 O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, visita soldados israelenses enquanto inspeciona a região onde os soldados estão posicionados nos assentamentos de Be'eri e Kfar Aza, no sul de Israel, perto da fronteira com Gaza, em 14 de outubro de 2023 - Foto: Assessoria de Imprensa do Governo de Israel/ Anadolu via Getty Images

O mundo desabou sobre a cabeça do primeiro-ministro de Israel por culpa dele mesmo. Benjamin Netanyahu foi obrigado a excluir uma mensagem que postou no X (ex-Twitter), no sábado à noite, atribuindo a culpa pelo ataque do Hamas aos chefes de segurança.

Nomeou particularmente o chefe da inteligência militar das Forças de Defesa de Israel, Aharon Haliva, e o chefe do Shin Bet, o serviço de segurança interna de Israel, Ronen Bar. Netanyahu alegou que não havia sido avisado sobre uma possível guerra com o Hamas.

O líder da oposição Yair Lapid comentou no X:

“Netanyahu cruzou a linha vermelha. Enquanto os soldados e comandantes lutam valentemente contra o Hamas e o Hezbollah, ele está tentando culpá-los em vez de apoiá-los”.

O presidente do Partido Trabalhista, Merav Michaeli, escreveu:

“Enquanto nossos filhos comem rações de batalha na Faixa de Gaza, Netanyahu fica taciturno em seu escritório, com charutos e champanhe, e culpa os comandantes do exército pelo desastre do 7 de outubro.”

O ex-chefe de gabinete israelense, Benny Gantz, postou:

“Quando estamos em guerra, a liderança deve mostrar responsabilidade, decidir fazer as coisas certas e fortalecer as forças de uma forma que possam realizar o que exigimos delas. Qualquer outra ação ou declaração prejudica o esforço nacional.”

O ex-chefe do Mossad, o serviço secreto de Israel, Yossi Cohen, ensinou:

“A responsabilidade é aceita quando você inicia seu dever, não durante. Quando aceitei a responsabilidade pela Mossad, a partir daquele momento, tudo o que aconteceu naquela organização, até ao meu último dia lá, foi da minha responsabilidade. “

De acordo com Cohen, tudo o que aconteceu [em 7 de outubro) foi um grande e grave defeito:

Todos os altos funcionários do departamento de segurança estão dizendo isso e expressaram a coragem da inteligência e das falhas operacionais.” 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?