metropoles.com

Se depender de Lula, Alckmin se filiará ao PSD para ser seu vice

“Eu tenho um legado. Não posso voltar e fazer menos do que fiz”, diz ex-presidente, candidato à próxima eleição

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/ Ricardo Stuckert
Lula + Alckmin
1 de 1 Lula + Alckmin - Foto: Divulgação/ Ricardo Stuckert

A eleição para presidente do Chile de Gabriel Boric, 35 anos de idade, reforça o caminho escolhido por Lula, 76 anos, para tentar voltar pela terceira vez à Presidência da República do Brasil.

Candidato marcadamente de esquerda, Boric soube atrair o apoio de partidos e grupos de centro-esquerda e de direita. A receita é a mesma que Lula pretende seguir na eleição do ano que vem.

O jantar, ontem à noite, em São Paulo, oferecido a ele por um grupo de advogados, mostrou que Lula está de fato empenhado em se oferecer como o candidato que o chamado centro tanto procura.

Aconteceu no luxuoso restaurante “A Figueira Rubaiyat”, na região dos Jardins da capital paulista. Cada um dos convidados pagou 500 reais. Parte da renda será doada a famílias que passam fome.

Compareceram ao jantar políticos de todas as tendências – entre eles, os presidentes do PT (Gleisi Hoffmann), PSD (Gilberto Kassab), SD (Paulinho da Força (SD) e MDB (Baleia Rossi).

Foram vistos por lá os senadores Renan Calheiros (MDB-AL), Randolfe Rodrigues (REDE-AP) e Omar Aziz (PSD-AM), além do deputado Rodrigo Maia, sem partido, ex-presidente da Câmara.

Depois de muitos encontros reservados, pela primeira vez Lula e Geraldo Alckmin, acompanhados de suas mulheres, apresentaram-se em público e dividiram a mesma mesa.

Alckmin saiu do PSDB na semana passada. Se depender de Lula, se filiará ao PSD para ser seu candidato a vice. A candidatura de Rodrigo Pacheco (PSD-MG) à sucessão de Bolsonaro não decola.

A mais recente pesquisa Datafolha conferiu que 16% dos eleitores brasileiros avaliam que Alckmin como vice aumenta a possibilidade de voto em Lula para presidente.

Para 70%, não muda nada. Para 11%, poderá diminuir a vontade. Lula acredita que a fatia da oposição ao governo que ainda resiste a Alckmin como vice acabará aceitando-o.

A importância de Alckmin como vice não está no número de votos que ele poderá transferir para Lula nos próximos meses. Ocorre que, se eleito, Lula governará em minoria no Congresso.

O mineiro José de Alencar (PL), na primeira vez em que Lula se elegeu presidente, serviu para domar a resistência de empresários e banqueiros ao nome do candidato do PT.

Alckmin servirá para que Lula governe.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?