metropoles.com

Sabe-se como começa uma CPI, mas não como termina

O chão treme sob os pés do governo Bolsonaro a poucas horas do depoimento dos irmãos Miranda à CPI da Covid-19

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Jacqueline Lisboa/Metrópoles
Deputado federal Luis Miranda
1 de 1 Deputado federal Luis Miranda - Foto: Jacqueline Lisboa/Metrópoles

Houve o caso da mulher de Pitta, que detonou o ex-marido, Celso, prefeito de São Paulo em 2000, acusando-o de comprar o voto de vereadores que o investigavam em uma CPI. Nicéia Camargo, o nome dela. Pitta deixou o cargo como réu em 13 processos. Em 2008, teve a prisão decretada por não pagar pensão a Nicéia.

Antes, em 1992, houve o caso de Pedro Collor, irmão do então presidente Fernando Collor, que o acusou de corrupção. Collor acabou sendo derrubado não por Pedro, mas pelo motorista Eriberto França, que em depoimento a uma CPI confirmou a compra com dinheiro sujo de um carro para o presidente.

Em 2005, houve o caso do marqueteiro do PT, o publicitário baiano Duda Mendonça, que ouvido na CPI do Mensalão disse ter sido pago com dinheiro de Caixa 2 no exterior. Lula, presidente da República, balançou, balançou, mas não caiu. A oposição preferiu deixá-lo sangrar até o fim do mandato. Lula se reelegeu.

Houve ainda o caso que provocou a saída do governo Lula do ministro da Fazenda, Antonio Palocci. Em março de 2006, Francenildo Santos Costa, caseiro, disse a uma CPI que vira Palocci muitas vezes em uma mansão de Brasília onde se fechavam negócios suspeitos e se fazia farras com mulheres de programa.

Sabe-se como uma CPI começa, mas nem sempre como termina. Isso será outra vez posto à prova logo mais à tarde quando os irmãos Miranda forem ouvidos pela CPI da Covid-19 sobre a compra da vacina indiana. O chão treme forte sob os pés do governo do presidente Jair Bolsonaro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?