metropoles.com

Ricardo Cappelli pede demissão do governo e sai de férias

Vida que segue

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/ Metrópoles
Foto colorida do secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança, Ricardo Cappelli - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida do secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança, Ricardo Cappelli - Metrópoles - Foto: Igo Estrela/ Metrópoles

A política não tem delicadeza. Depois de três horas de conversa com Lula, Flávio Dino, futuro ministro do Supremo Tribunal Federal, telefonou para Ricardo Cappelli, seu amigo de longa data e ministro da Justiça e da Segurança Pública em exercício, e acertou de encontrá-lo, hoje, às 10h.

Em seguida, Lula anunciará oficialmente que Ricardo Lewandowski, ex-ministro do Supremo, sucederá a Dino como ministro da Justiça e da Segurança Pública. Antes ou depois do anúncio, Cappelli dará uma entrevista coletiva para comunicar que deixará o governo. “Para outro cargo não irei.”, disse ele a amigos.

E arrematou: “Não estou atrás de emprego”.

Não está, mas já recebeu convites para trabalhar no setor privado. Os filhos de Cappelli estão de férias nos Lençóis Maranhenses. Capelli irá encontrá-los, só retornando a Brasília entre os próximos dias 20 e 30 para passar o cargo a Lewandowski e fazer a transição no ministério. Cappelli destacou-se no combate ao golpe do 8/1.

A ele foi dada por Dino e Lula a tarefa mais arriscada: a de interventor no setor de segurança pública do Distrito Federal. Foi ele que comandou a Polícia Militar na repressão aos golpistas. E à frente de um batalhão, bateu à porta do QG do Exército para prender os amotinados.

O então comandante do Exército movimentou blindados e soldados para impedir a entrada de Cappelli na área de acampamento dos bolsonaristas. A prisão em massa só aconteceu no dia seguinte. Parentes de militares ganharam tempo para de madrugada escapar à prisão.

A política não é só indelicada, mas também ingrata.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?