metropoles.com

RECORDAR ENSINA – Os cemitérios estão repletos de insubstituíveis

(Publicado aqui em 5 de agosto de 2004)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Orlando Brito
Lula
1 de 1 Lula - Foto: Orlando Brito

13:07

Por que Bill Clinton, quando presidente dos Estados Unidos, teve aquele caso sexual rumoroso com a estagiária da Casa Branca Monica Lewinsky dentro do Salão Oval?

Outro dia, em entrevista que concedeu a propósito do lançamento do seu livro de memórias, ele mesmo respondeu à pergunta:

“Fiz o que fiz pelo pior dos motivos: porque podia.”

O poder é afrodisíaco, disse Henry Kissinger, ex-Secretário de Estado. Também é inebriante. E por vezes cega quem o exerce. O mau não discrimina entre crentes e ateus, ricos e pobres, esquerda e direita.

O Cardeal de Boston protagonizou um dos maiores escândalos da história da Igreja Católica nos Estados Unidos ao proteger ostensivamente padres acusados de pedofilia.

Uma vez que o escândalo esfriou, o Papa o designou para posto de muito prestígio em Roma. E por que o fez? Porque sim. Porque pode. Porque quis, e estamos conversados.

Contra a opinião de auxiliares de peso, alguns deles ministros, Lula comprou um avião de US$ 56,7 milhões na hora em que seu governo nega dinheiro até para programas sociais considerados prioritários. Procedeu assim porque pode. E porque quis.

Lula não poderia expulsar do país o correspondente do The New York Times que publicou reportagem sobre seu gosto por bebidas fortes. Mas quis expulsá-lo. Tentou. E foi obrigado a recuar ao preço de muito desgaste.

Se quiser continuar teimando com a política de proteger assessores bichados atingidos por denúncias ao invés de afastá-los até que tudo se esclareça, Lula poderá fazê-lo. Afinal, ele é o dono da caneta mais poderosa da República. E tem um razoável estoque de popularidade para queimar.

Essa só não parece ser a política mais inteligente. Menos ainda no momento em que a economia emite sinais de recuperação e anima as perspectivas eleitorais do PT e dos seus aliados.

Os cemitérios estão repletos de pessoas insubstituíveis. E a história, de exemplos de governos maculados pela pecha de terem transigido com a moral e os bons costumes.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?