RECORDAR ENSINA – O que é pelego e quem é pelego
(Publicado aqui em 21 de julho de 2004)
atualizado
Compartilhar notícia
16:54
Está no Dicionário Houaiss da língua portuguesa, pag. 2.172:
“PELEGO – agente disfarçado do governo que procura agir politicamente nos sindicatos de trabalhadores; indivíduo servil e bajulador; capacho, puxa-saco”.
Bons tempos aqueles em que os diretores da Central Única dos Trabalhadores (CUT) podiam chamar de pelegos os líderes sindicais chapa branca.
A estar certo Houaiss, os dirigentes da CUT se tornaram pelegos porque eles agem dentro dos sindicatos como agentes disfarçados do governo. Não tão disfarçados assim, é verdade.
Na vida real, a CUT virou um aparelho do governo. Como até o PT virar governo ela era um aparelho do partido no meio sindical.
Vocês poderão perguntar: que novidade há nisso? Nenhuma.
Lembrei de fazer o registro ao ler há pouco notícia da agência Estado: “O presidente da CUT, Luiz Marinho, criticou hoje o governo argentino pela forma como abriu o contencioso comercial com o Brasil no setor de eletrodomésticos, classificando a postura de “xenófoba, tacanha e pequena”. Ele elogiou a diplomacia do governo brasileiro na condução da crise.
“Temos que criar uma forma de desenvolver a região, algo que o próprio presidente Lula tem tentado liderar, quando prega a abertura comercial para beneficiar não só o Brasil, mas todo o Mercosul”, afirmou.”
(Marinho poderia ser mais discreto. Faria menos mal à CUT.)