metropoles.com

RECORDAR ENSINA – Leonel Brizola está morto

(Publicado aqui em 21 de junho de 2004)

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Twitter
homem de barba e homem mais velho usando camisas sociais conversam em foto preto e branco
1 de 1 homem de barba e homem mais velho usando camisas sociais conversam em foto preto e branco - Foto: Reprodução/Twitter

21:56

Internado no Hospital São Lucas, no Rio, morreu há pouco o gaúcho Leonel de Moura Brizola, presidente do PDT.

Brizola ingressou no PTB, partido criado pelo ex-presidente Getúlio Vargas em 1945. Seu primeiro cargo eletivo foi de deputado estadual, no Rio Grande do Sul, em 1947.

Em 1954, elegeu-se deputado federal. No ano seguinte, tornou-se prefeito de Porto Alegre. Em 1958, governador do Estado. No ano de 1962, foi o deputado federal mais votado do País pelo antigo Estado da Guanabara, com 269 mil votos.

Com a ditadura militar de 64, exilou-se no Uruguai, retornando ao país em 1979 com a anistia. Foi eleito governador do Rio em 1982 e 1990. Disputou duas eleições presidenciais, em 1989 e 1994, perdendo ambas.

23:53

Um pouco do que disse Brizola:

* “Povo de Porto Alegre, meus amigos do Rio Grande do Sul, venham para a frente deste palácio, numa demonstração de protesto contra esta loucura e este desatino.” (Ao organizar em agosto de 1961 o movimento que garantiu a posse de João Goulart na presidência da República.)

“Tu me emprestaste as tuas calcinhas e eu saí com elas.” (Ao ser interrogado em 1989 pela jornalista Denise Abraham, do SBT, que queria que ele explicasse como saiu do Brasil em 1964. Correu a lenda que ele fugira vestido de mulher.)

“Pra gaúcho, esse tal de Viagra é overdose.”

“Todas as crianças deveriam ter direito à escola, mas para aprender devem estar bem nutridas. Sem a preparação do ser humano, não há desenvolvimento. A violência é fruto da falta de educação”.

“Não seria fascinante fazer, agora, a elite brasileira engolir o Lula, este sapo barbudo?” (Em 1989, quando apoiou a candidatura de Lula no segundo turno.)

* “O PT é a UDN de macacão”.

* “Quem tinha razão era o inesquecível Darcy Ribeiro, quando dizia que o PT era ‘a esquerda que a direita gosta’”.

“O governo Lula cedeu – e vem cedendo – tanto e tão facilmente aos inimigos da soberania e dos direitos do nosso povo que vai se tornando prisioneiro de suas próprias concessões. O absurdo vai sendo consumado. O povo brasileiro votou na mudança e vem recebendo continuísmo.”

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?