RECORDAR ENSINA – Fernando Henrique Cardoso, nunca mais
(Publicado aqui em 27 de julho de 2004)
atualizado
Compartilhar notícia
18:27
Pesquisadores e analistas concordam nos seguintes pontos em relação ao quadro eleitoral na capital de São Paulo:
* Marta Suplicy (PT) começa a melhorar. Parte do eleitorado que a enxerga como fútil, namoradeira e arrogante começa a se indagar se mesmo assim ela não estaria sendo uma boa prefeita.
* Para 20% do eleitorado, não tem outro nome: é Paulo Maluf (PP) na cabeça e pronto. Se amanhã Maluf confessar que é ladrão, não importa: essa fatia do eleitorado continuará com ele. E para outra fatia mais ou menos de 20% do eleitorado, Maluf, apesar dos pesares, seria melhor prefeito do que Serra e Marta. O que não quer dizer que esses 20% votariam nele.
* O eleitorado mais pobre acha que ninguém entende mais de saúde do que José Serra (PSDB). E saúde é um problema sério em qualquer lugar. Mas parte desse eleitorado mais pobre teme que Serra signifique a volta do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso – e dele quer distância.
* Por sinal, se a eleição presidencial fosse hoje, Serra se daria melhor do que FHC contra Lula. Não apenas em SP, mas em todo o país. Lula teria algo como 50% dos votos contra 20% de FHC. Serra chegaria perto de 40% se enfrentasse Lula.
O eleitorado brasileiro não quer fazer girar para trás a roda da história. FHC só poderá sonhar com um retorno à presidência se Lula chegar em 2006 no fundo do poço. Nada indica que será assim. E se for, outros nomes da oposição terão mais chances de se eleger do que ele.