metropoles.com

Privatização da Eletrobras subiu no telhado

Ponha na conta de mais uma promessa de Bolsonaro que poderá dar em nada

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
WILTON JUNIOR/ESTADÃO
eletrobras-840×5772
1 de 1 eletrobras-840×5772 - Foto: WILTON JUNIOR/ESTADÃO

Eleito com a promessa de privatizar grandes empresas estatais, Bolsonaro precisa de pelo menos uma para dizer que atendeu à recomendação feita pelo ex-Posto Ipiranga, o ministro Paulo Guedes, da Economia, que mantém parte de sua fortuna em um paraíso fiscal onde os impostos, quando existem, são baixos.

Guedes disse durante a campanha eleitoral de 2018 que o país obteria até 1 trilhão de reais com a venda de ativos. Cadê o dinheiro, a 8 meses do fim do governo? A privatização da Eletrobras, que poderia render 60 bilhões, foi escolhida como a tiara do que fora possível fazer, à falta de uma coroa portentosa.

O governo demorou a tocá-la, e demorou mais para enviar ao Tribunal de Contas da União todas as informações a respeito. Cabe ao tribunal a decisão final sobre a privatização. Deu no quê?  O tribunal adiou a decisão por 20 dias, no mínimo. Em ano eleitoral, o Congresso se esvazia cedo e a privatização, ali, será votada.

Nos últimos dias, Bolsonaro, em pessoa, ligou para ministros do tribunal pedindo pressa em nome dos superiores interesses do país. E para alimentar a fúria dos bolsonaristas sinceros, porém radicais, Guedes insinuou publicamente que Lula telefonou a ministros do tribunal dizendo que era contra a venda da empresa.

Lula, de fato, é contra, e diz isso abertamente. Mas só a Agência Brasileira de Inteligência, de ouvidos atentos a tudo o que se conversa por telefone, é que poderia confirmar se ele acionou ou não ministros do tribunal. Mas, a Agência não fala, só escuta. Ou melhor: só fala a Bolsonaro e aos generais que o rodeiam.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?