metropoles.com

Por que Alexandre de Moraes soltou Anderson Torres

Pela boca morre o peixe

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
PF Anderson Torres Eduardo Bolsonaro
1 de 1 PF Anderson Torres Eduardo Bolsonaro - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Macaco velho não pula em galho seco. Sem currículo à altura do cargo, Anderson Torres, delegado de polícia, pulou ao aceitar ser ministro da Justiça de Bolsonaro, e caiu do galho tão rapidamente quanto o escalou. Aqui se faz, aqui se paga.

Se ontem, cento e poucos dias depois de preso por envolvimento nos atos golpistas de 8 de janeiro, foi solto e mandado para casa com a perna algemada a uma tornozeleira eletrônica, não quer dizer que o pior já passou para ele. O pior ainda está por vir.

O homem é senhor do que pensa, escravo do que diz. O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, está forrado de provas e de evidências da culpa de Torres nos crimes que lhe atribuem. Por ora, não precisava mais mantê-lo preso.

Há conversas de Torres tramando contra o tribunal. (Pela boca morre o peixe.) Entre os assuntos tratados por ele está a prisão de um magistrado que deveria ser “deixado em local incerto e não sabido” após o golpe. O magistrado era o próprio Moraes.

Não se cutuca onça com vara curta, mas Torres estava tão certo de que Bolsonaro iria se reeleger com sua ajuda que cutucou Moraes. Vingança é um prato que se come frio, mas às vezes Moraes prefere comê-lo ainda quente ou morno.

Saciado, libertou Torres para que ele seja um dos primeiros a depor na CPI mista do golpe que poderá ser instalada na próxima semana. Os bolsonaristas estão profundamente arrependidos de tê-la bancado. Esqueceram que as consequências vêm depois.

A cobra vai fumar para Torres, o tenente-coronel Mauro Cid, o coronel Élcio Franco, o ex-major e golpista confesso Ailton Barros, “segundo irmão” de Bolsonaro, e ao fim e ao cabo para o ex-capitão que jura por todos os santos ser inocente.

Mentira tem perna curta, só mentirosos compulsivos não sabem disso, além dos que se acham inimputáveis. A tentativa fracassada e amadora de golpe a céu aberto, com data anunciada nas redes sociais, equivaleu a um suicídio coletivo.

De nada, agora, vale chorar sobre o leito derramado. O que não tem remédio, remediado está. 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?