metropoles.com

Pense num absurdo, na Bahia tem precedente

A aliança mais esquisita para a eleição de outubro próximo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
ACM Neto - Metrópoles
1 de 1 ACM Neto - Metrópoles - Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

A política baiana continua dando razão à célebre frase cunhada por Octavio Mangabeira que governou o Estado de 10 de abril de 1947 a  31 de janeiro de 1951. Depois de espantar-se muitas vezes com o que via, ele disse, e até hoje seus conterrâneos gostam de repetir:

“Pense num absurdo, na Bahia tem precedente”.

A aliança mais estranha para as eleições de outubro próximo está em gestação justamente na Bahia. João Leão, o vice-governador, é do PP do ministro Ciro Nogueira, chefe da Casa Civil de Bolsonaro, e de Arthur Lira, presidente da Câmara e aliado incondicional de Bolsonaro.

Como o governador Rui Costa, do PT, desistiu de candidatar-se ao Senado, Leão, que contava em sucedê-lo por poucos meses ou ser candidato ao Senado, rompeu com o PT apoiado por ele há 12 anos, e aderiu a ACM Neto, do União Brasil, seu antigo adversário.

Ex-prefeito de Salvador, ACM Neto é candidato ao governo contra o PT. Leão fará parte de sua chapa como candidato ao Senado, mas já avisou que apoiará Lula para presidente. Está tudo bem para ACM Neto que, por ora, pretende manter-se distante da eleição presidencial.

Distante, “pero no mucho”. O apoio de Leão a Lula poderá transferir para ACM Neto votos que antes eram do PT. Para Lula, não será tão ruim. Seu candidato ao Senado pela Bahia é Otto Alencar (PSD), mas ele não recusará o apoio de Leão e do PP. Voto não tem cor.

Bolsonaro desembarca amanhã na Bahia para lançar a candidatura ao governo de João Roma, ministro da Cidadania, de saída do Republicanos para o PL, partido alugado a Bolsonaro pelo ex-deputado Valdemar Costa Neto, mensaleiro do PT que cumpriu pena.

Roma foi o braço direito de ACM Neto na prefeitura de Salvador.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?