metropoles.com

Pazuello, general cabeça de papel, só fez obedecer ao ex-capitão

Procurado por colegas de farda, o ex-ministro da Saúde recusa-se a pedir passagem para a reserva. Aposta que não será punido

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Aline Massuca/Metrópoles
pazuello e bolsonaro durante passeio de moto no rio de janeiro
1 de 1 pazuello e bolsonaro durante passeio de moto no rio de janeiro - Foto: Aline Massuca/Metrópoles

O general Eduardo Pazuello, coitadinho, limitou-se a obedecer à ordem do presidente Jair Bolsonaro de acompanhá-lo ao Rio no último domingo, montar depois numa moto, percorrer mais de 30 quilômetros em meio a milhares de motociclistas, subir num carro de som e, por último, discursar em defesa do governo.

O que poderia ter feito o general da ativa, portador de três estrelas, para não contrariar o Comandante Supremo das Forças Armadas? Se ele, o general do manda quem pode, obedece quem tem juízo, não cumprisse a ordem que recebeu, poderia até ter sido punido. Desrespeitou o Regulamento Disciplinar do Exército?

Desrespeitou, mas em obediência ao seu supremo comandante que conhece o regulamento desde jovem, e, por desconsiderá-lo, foi afastado do Exército. Não é justo, no entendimento do general, que ele seja punido. Já não basta ter sido demitido do Ministério da Saúde por erros que não foram exclusivamente seus?

De resto, o general, cabeça de papel, ouviu de Bolsonaro que ele garantiria sua retaguarda e não o deixaria ser punido pelo comandante do Exército. É nesse pé que as coisas estavam ontem à noite. Aconselhado por generais de quatro estrelas a abandonar a farda, Pazuello manteve-se firme, forte e desafiador.

Descartou a hipótese de pedir passagem para a reserva em troca de dar-se por superado o que ele fez. Recebeu um formulário para preencher com a sua defesa, mas não sabe se o fará. Está numa sinuca de bico? Admite que sim, mas o general Paulo Sérgio de Oliveira, comandante do Exército, não está em melhor situação.

Vai encarar o presidente da República? Vai castigar Pazuello e arriscar-se a ser desautorizado por Bolsonaro? Vai engolir a seco o que aconteceu e deixar para lá? Vai pedir demissão em último caso? Como reagirão os demais membros do Alto Comando do Exército? E os comandantes da Marinha e da Aeronáutica?

Antigamente, presidente da República que estimulava a quebra da disciplina e da hierarquia militar poderia ser deposto e obrigado a exilar-se. Agora, um mau militar, eleito presidente, subverte a disciplina e a hierarquia por acreditar que no fim vencerá. Se vencer, o golpe foi dado, e não se precisa falar mais disso.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?