metropoles.com

Passe de Sérgio Moro está sendo negociado com o União Brasil

Tudo para deter a sangria de deputados do PODEMOS que querem apoiar Lula e Bolsonaro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Na imagem colorida, um homem está posicionado à esquerda. Ele veste blazer escuro e gravata preta. Ele possui cabelo preto
1 de 1 Na imagem colorida, um homem está posicionado à esquerda. Ele veste blazer escuro e gravata preta. Ele possui cabelo preto - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O PODEMOS, partido ao qual ele se filiou há dois meses e 9 dias, está negociando o passe do ex-juiz Sérgio Moro com o União Brasil, resultado da fusão entre o DEM e o PSL.

Há várias razões para isso. Uma delas: o União Brasil, quando obtiver registro na justiça, será o maior partido na Câmara dos Deputados e dono da maior fatia do fundo eleitoral.

O candidato que ele lançar à vaga do presidente Jair Bolsonaro contará também com o maior tempo de propaganda eleitoral no rádio e na televisão. Não é pouca coisa.

Mas há outra razão para que o PODEMOS se despeça de Moro, O Breve. A maioria dos seus 11 deputados federais quer apoiar as candidaturas de Bolsonaro e de Lula a presidente.

Em 2018, o PODEMOS apoiou no primeiro turno o senador Alvaro Dias à sucessão do presidente Temer (MDB). No segundo, dos seus 17 deputados federais, 11 apoiaram a eleição de Bolsonaro.

É para deter uma eventual sangria que o passe de Moro está à venda. Renata Abreu, deputada federal e presidente do PODEMOS, topa fechar negócio em troca de ser a vice de Moro.

O União Brasil tem candidato a vice, o deputado federal Luciano Bivar (PSL-PE). Foi pelo PSL, presidido por Bivar, que Bolsonaro se elegeu presidente, abandonando o partido em seguida.

Moro voltou a repetir que vai para o tudo ou nada. É candidato a presidente, mas se não for não se candidata ao Senado. Ainda não cruzou a faixa dos dois dígitos nas pesquisas.

Mas está confiante que chegará a julho com algo em torno de 15% das intenções de voto. Ciro Gomes (PDT) espera a mesma coisa, João Doria (PSDB) também. Sonhar sai barato.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?