metropoles.com

Partidos que apoiaram Bolsonaro chantageiam Lula por cargos

O toma lá, dá cá de sempre

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Lula e Arthur Lira - Metrópoles
1 de 1 Lula e Arthur Lira - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O Progressistas, conhecido como PP, partido comandado por Arthur Lira (AL), presidente da Câmara, e o senador Ciro Nogueira (PI), ex-chefe da Casa Civil de Bolsonaro, encontrou uma maneira engenhosa de apoiar o governo Lula: formar uma federação com o Avante e o União-Brasil, que já dizem apoiar.

Há controvérsia se esses de fato apoiam. Isso só saberá quando o Congresso começar a votar projetos do governo. Se o acordo sair, os três partidos reunirão 115 deputados federais e 15 senadores e poderão negociar cargos no governo de uma posição de força. Nas eleições, o PP apoiou Bolsonaro, o União, Bolsonaro e Lula.

O União, presidido pelo deputado Luciano Bivar (PE), é hoje a 3ª maior bancada na Câmara e a 4ª no Senado, com um total de 68 parlamentares. Já emplacou três ministros no governo: do Turismo, das Comunicações e da Integração Nacional. Mas acha pouco. Quer cargos no segundo escalão com orçamentos robustos.

Cargos do tipo: as presidências da Codevasp (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba), da Sudene (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste) e do Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas). Bivar justifica, e seus possíveis sócios assinam embaixo:

“Com qualquer órgão nacional desses, fica mais fácil convencer os deputados a apoiarem o governo”.

Se apoiarem de fato, e se o governo chegar ao fim com chances de eleger o sucessor de Lula ou de reeleger o próprio Lula, seguirão apoiando. Se não, apoiarão quem possa derrotar o PT. O Brasil não tem partidos. Segundo o sociólogo Antônio Lavareda, o que tem são empreendedores – 513 na Câmara e 81 no Senado.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?