metropoles.com

Ozonioterapia está para Lula como cloroquina esteve para Bolsonaro

Isso é gostar de viver perigosamente

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Médico aplica injeção na coluna de homem deitado de bruços
1 de 1 Médico aplica injeção na coluna de homem deitado de bruços - Foto: Getty Images

A ozonioterapia consiste na aplicação de uma mistura de oxigênio e ozônio por via endovenosa, retal, intramuscular e outras. Atualmente, no Brasil, só há permissão de uso em duas áreas: odontologia e estética (assepsia da pele).

Nos Estados Unidos, as autoridades de saúde dizem que o ozônio “é um gás tóxico, sem aplicação médica útil conhecida em terapias específicas, complementares ou preventivas”. Aqui, o Senado aprovou uma lei, sancionada por Lula, que libera a ozonioterapia.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária foi contra a sanção. O Ministério da Saúde, também. A Academia Nacional de Medicina informou não ter conhecimento de trabalho científico que comprove a eficácia da ozonioterapia em nenhum caso.

Posição semelhante foi manifestada pela Associação Médica Brasileira e pela Federação Nacional dos Médicos. O Conselho Federal de Medicina afirma que a ozonioterapia é procedimento que deveria ficar restrito ao “ambiente de estudos científicos”.

Em meio à pandemia mais letal em 100 anos, Bolsonaro ignorou as recomendações técnicas e prescreveu a cloroquina e outras drogas ineficazes para o tratamento da Covid. Associou-se ao vírus. Passou a falar mal das vacinas. Mais de 700 mil pessoas morreram.

O governo, que usa e abusa do slogan “A Ciência Voltou”, aprovou uma lei que poderá causar grande mal ao país. E sem dar nenhuma explicação por que o fez. É gostar de viver perigosamente. Quem ganhará com isso? – é a pergunta que tem de ser feita.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?