metropoles.com

Os ministros de Lula que só deixarão o governo se quiserem

Reforma à vista

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
Imagem colorida de Lula com mão no queixo enquanto fala com José Múcio, que é pressionado pelos militares sobre o corte de gastos - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de Lula com mão no queixo enquanto fala com José Múcio, que é pressionado pelos militares sobre o corte de gastos - Metrópoles - Foto: <p>Hugo Barreto/Metrópoles<br /> @hugobarretophoto</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p><div class=""><div id="teads-ad-1"></div><script type="text/javascript" class="teads" async="true" src="//a.teads.tv/page/68267/tag"></script> </div></p><div class="m-wrapper-banner-video"><div class="m-banner-video m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div class="MTP_VIDEO" id="publicidade-video"></div></div></div></p>

Conta José Múcio Monteiro, 76 anos, ministro da Defesa, que seu medo ao acordar todos os dias é o de não sentir dor. Porque, se isso acontecer, pode ser sinal de que morreu.

Ele é o mais leve dos ministros de Lula e faz de tal condição a melhor maneira de enfrentar problemas. Para seus interlocutores, o difícil é saber quando ele fala sério ou apenas faz graça.

Outro dia, um dos seus amigos, que despacha no Palácio do Planalto, perguntou-lhe se havia muitos bolsonaristas no Ministério da Defesa. Múcio respondeu: “Eu não sei”.

O amigo insistiu: “Como não sabe?” Múcio disse: “Porque não pergunto”. E o amigo: “Mas por que não pergunta?”. Múcio: “Porque eu não quero saber. Não me interessa”.

Lula o admira, mas não só por isso, também porque Múcio entrega a maioria das coisas que ele pede. A principal: uma certa paz, na medida do que é possível, na relação com os militares.

No rescaldo da tentativa de golpe em 8 de janeiro de 2023, Lula telefonou para Múcio insatisfeito com a atuação do general Marco Antonio Freire Gomes, então comandante do Exército.

Horas antes de receber o telefonema, Múcio demitira o general. Recentemente, Lula telefonou para reclamar do comandante da Marinha, que divulgou um vídeo que o irritara.

O vídeo também irritou Múcio, que o desconhecia. Acontece que, àquela altura, Múcio já advertira o comandante, e o vídeo acabou retirado do ar. Lula e Múcio costumam tocar afinados.

A dobradinha Múcio-Tomás Paiva, comandante do Exército, é responsável até aqui pela travessia do período mais turbulento já vivido pelas Forças Armadas desde o fim da ditadura de 1964.

Por suposto, não está na conta de Lula mexer com nenhum deles quando decidir mudar seu time de auxiliares; como não está na conta de Múcio e de Paiva pedirem dispensa dos seus cargos.

Das vezes que, em conversas informais, Múcio manifestou o desejo de ir para casa cuidar dos netos, Lula respondeu que ele ainda é muito jovem para bater em retirada e mudou de assunto.

A notícia de que Múcio, esta semana, ao visitar Lula em São Paulo, voltou a falar em ir para casa, é mais um sinal emitido pelo presidente de que uma reforma ministerial está à vista.

Mas não é necessariamente um sinal de que Múcio será substituído. Dadas as circunstâncias, Múcio e Fernando Haddad, da Fazenda, são ministros imexíveis.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?