metropoles.com

Os Bolsonaro, uma família do barulho e do malquerer

É aconselhável não os convidar para a mesma mesa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Flirck/Reprodução
Jair Messias Bolsonaro e os filhos
1 de 1 Jair Messias Bolsonaro e os filhos - Foto: Flirck/Reprodução

“A pátria é a família amplificada. E a família, divinamente constituída, tem por elementos orgânicos a honra, a disciplina, a fidelidade, a benquerença, o sacrifício”, escreveu Ruy Barbosa, jurista, político, diplomata, tradutor, orador e um dos intelectuais mais reverenciados do seu tempo.

Se é como disse Ruy, dá para entender porque a família Bolsonaro fez do Brasil ao seu tempo a pátria da desonra, da indisciplina, da infidelidade, do malquerer e dos sacrifícios inúteis. Obrigada pelo marido, Michelle anunciou que não tem a menor pretensão de candidatar-se à sucessão de Lula em 2026.

Carlos Bolsonaro, o Zero Dois, filho de Rogéria, a primeira mulher do pai dele, a quem derrotou ao se candidatar a vereador no Rio, amou o anúncio feito por Michelle, a quem detesta. A recíproca é verdadeira. Por sua vez, Michelle celebrou discretamente a perda por Ana Cristina Valle da nacionalidade brasileira.

Ex-administradora do esquema da rachadinha nos gabinetes de Carlos e de Flávio, o Zero Um, Ana Cristina foi a segunda mulher de Bolsonaro. É mãe de Jair Renan, o Zero Quatro. Com Michelle, Bolsonaro teve uma filha, Laura. Ao separar-se de Bolsonaro, Ana Cristina casou-se com um norueguês e foi morar na Noruega.

Separou-se depois, voltou ao Brasil, e veio morar em Brasília com Jair Renan, o que deixou Michelle possessa de raiva, e Bolsonaro bastante incomodado. Aqui, comprou uma mansão no Lago Sul sem ter dinheiro para isso e começou a ser investigada pela Polícia Federal. Michelle ficou satisfeita com a notícia.

Candidata a deputada distrital, Ana Cristina não se elegeu, para alegria de Bolsonaro, que temia ser alvo de chantagem. Se um dia Ana Cristina abrisse o bico e contasse o que sabe…, mas Ana Cristina decidiu se mandar para a Noruega outra vez. E por ter adquirido a nacionalidade norueguesa, perdeu a brasileira.

A perda foi publicada, esta semana, no Diário Oficial da União. O processo foi aberto à época em que Bolsonaro era presidente e Anderson Torres, hoje preso, ministro da Justiça. Ana Cristina ainda não disse o que fará. Jair Renan, sempre afastado do pai, também não. Bolsonaro dirá que nada teve a ver com nada.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?