metropoles.com

Orçamento secreto privilegia Fada do Piauí e Imperador do Japão

Os que venderam mais caro o seu apoio ao governo federal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Progressistas/Divulgação
A senadora Eliane Nogueira assume o cargo assinando termo de posse ao lado do senador, também do Piauí, Elmano Ferrer - Metrópoles
1 de 1 A senadora Eliane Nogueira assume o cargo assinando termo de posse ao lado do senador, também do Piauí, Elmano Ferrer - Metrópoles - Foto: Progressistas/Divulgação

Obrigados por uma decisão da ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal, e depois de muito relutar, 342 dos 503 deputados federais e 64 dos 81 senadores se dispuseram a começar a abrir a caixa-preta do Orçamento Secreto da União.

Como jabuticaba, orçamento secreto era mais uma coisa nossa: dinheiro reservado para obras em redutos eleitorais dos que votassem no Congresso como o governo mandava, barrassem pedidos de impeachment de Bolsonaro e apoiassem sua reeleição.

As duas primeiras condições foram cumpridas pelos contemplados; quanto à última, o apoio à reeleição, a conferir em outubro. Quem mais se beneficiou do orçamento secreto foi a senadora Eliane Nogueira (PP-PI): 399,2 milhões. Quem ela é?

Suplente de senador, Eliane tomou posse quando seu filho Ciro Nogueira, presidente do PP, licenciou-se do mandato para chefiar a Casa Civil do governo onde se apresentou como “o amortecedor de tensões” entre os Poderes. As tensões só têm aumentado.

Eliane é a Fada do Piauí. O Imperador do Japão, assim chamado por Lula, é o deputado Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara. Ele levou 357,4 milhões do orçamento secreto. Fernando Coelho (MDB-PE), ex-líder do governo no Senado, levou 256,6 milhões.

O senador Eduardo Gomes (PL-TO), líder do governo no Congresso, deu-se bem: levou 243,3 milhões. Cadê Pacheco? Olhe aqui: Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado, levou 180,3 milhões e desistiu de candidatar-se à vaga de Bolsonaro.

Não se sabe quanto levou o senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). Ele não informou. Melhor deixá-lo em paz – recupera-se de uma cirurgia no estômago. O líder do governo na Câmara, deputado Ricardo Barros (PP-PR), levou a mixaria de 17,5 milhões.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?