metropoles.com

O tamanho do desafio que Kamala Harris terá pela frente

Ou ela ou qualquer outro candidato a bater-se com Trump

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Tom Williams/CQ-Roll Call, Inc via Getty Images
Kamala Harris
1 de 1 Kamala Harris - Foto: Tom Williams/CQ-Roll Call, Inc via Getty Images

A renúncia de Joe Biden muda o cenário da eleição, mas não o que as pesquisas apontam – o favoritismo de Donald Trump. O caminho de Trump até a vitória, de toda maneira, poderá se tornar mais íngreme. Ele pretendia transformar a eleição em um plebiscito sobre Biden e seu governo. Não poderá fazê-lo com a escolha de outro nome para candidato do Partido Democrata.

Nem mesmo se o candidato for Kamala Harris, vice de Biden. Os americanos sabem muito bem que o vice-presidente não governa. O vice de Trump não governou, como Biden tampouco, enquanto foi por oito anos vice de Barack Obama. Vice é apenas uma expectativa de poder, ou nem isso. Aqui, Michel Temer queixou-se de ser um vice decorativo da presidente Dilma Rousseff.

De resto, Kamala, em 2019, disputou com Biden a indicação para presidente. Boa parte dos americanos não esqueceu os duros ataques dirigidos por ela contra Biden. Com isso, Kamala credenciou-se para ocupar a vaga de vice. Uma vez no exercício do cargo, comportou-se com muita discrição e pouco brilho. Mas se mesmo assim Biden a elogiava, agora não poderia negar-lhe apoio.

Os democratas querem crer, mas se não creem de verdade, começam a dizer, que a retirada da candidatura de Biden zera o jogo. Não zera. Trump está em campanha desde que foi obrigado a abandonar a Casa Branca há quatro anos. Governar desgasta, e Biden provou isso na pele. O atentado que sofreu e que por um triz não lhe tirou a vida conferiu a Trump a aura de um quase mártir. Ou de um novo messias.

A eleição até ontem era sobre Biden, sua idade e suas mazelas. Daqui por diante, se depender do Partido Democrata, será sobre Trump, seus crimes e a ameaça que ele representa para a mais antiga democracia do mundo. Derrotar Trump significará um prodígio que entrará definitivamente para a história dos Estados Unidos e do candidato que o conseguir.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?