metropoles.com

O Superior Tribunal de Justiça quer fechar a porta às mulheres

Guerra dos sexos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

Esta é uma história que nos últimos dias se conta aos sussurros em gabinetes de ministros do Superior Tribunal de Justiça incomodados com o que está próximo de acontecer daqui a dois meses quando eles votarem para preencher as duas vagas abertas com a aposentadoria das juízas Laurita Vaz e Assusete Magalhães.

De um total de 33 ministros, seis eram mulheres. Se depender da maioria, Laurita e Assusete serão substituídas por homens. Muitos, ali, consideram que as mulheres costumam ter um viés de esquerda, o que não seria bom para o tribunal. Os que se arriscam a admitir que é por isso são os que pretendem votar em mulheres.

O Ministério Público Federal, dono de uma das vagas, indicou 42 nomes,  sendo seis de mulheres, uma delas Raquel Dodge, ex-Procuradora-Geral da República entre 2017 e 2019. Os tribunais regionais federais, donos da outra vaga, indicaram 17 nomes, quatro deles mulheres.  A votação será no dia 8 de agosto.

Caberá aos ministros, em votação secreta, apontarem três nomes para cada vaga. As duas listas tríplices serão encaminhadas a Lula para que dê a palavra final. Lula não é obrigado a escolher os nomes mais votados. Mas boa parte dos ministros acha que se entre eles houver mulheres, Lula acabará por escolhê-las.

É o que no escurinho dos gabinetes alguns ministros chamam de “Efeito Janja”. A primeira-dama reclama do pouco espaço ocupado por mulheres no governo e nos tribunais. Havia duas mulheres ministras no Supremo Tribunal Federal quando Lula assumiu o cargo: Cármen Lúcia e Rosa Weber. Só resta Cármen.

Dos ministros do Superior Tribunal de Justiça, Dilma Rousseff nomeou 14, Lula 10, Fernando Henrique Cardoso 3 e Bolsonaro 2. Em abril último, o tribunal elegeu os ministros Herman Benjamin e Luis Felipe Salomão para presidente e vice da corte no biênio 2024-2026. Benjamin sucederá a Maria Thereza de Assis Moura, atual presidente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?