metropoles.com

O senador Marcos do Val vale tanto quanto uma nota de 3 reais

De denunciante de um crime a investigado por outro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniela Santos/Metrópoles
Marcos do Val deixa sede da PF bolsonarista
1 de 1 Marcos do Val deixa sede da PF bolsonarista - Foto: Daniela Santos/Metrópoles

O senador Marcos do Val (Podemos-ES) vale tanto quanto uma nota de 3 reais. A maioria dos seus colegas sabe, talvez a maioria dos seus eleitores não, mas nada impede que venha a saber um dia.

Não há bolsonaristas que ainda acreditam em Bolsonaro apesar do que ele fez e deixou de fazer nos últimos 4 anos? É assim mesmo, e pior na era das bolhas. Um dia a ficha cairá.

Em menos de 24 horas, Do Val passou da condição de denunciante de um escândalo a de investigado, e logo por quem – por Alexandre de Moraes, o xerife da República. Moraes não perdoa.

Exagero. É só consultar os votos que o ministro dá no Supremo Tribunal Federal e no Tribunal Superior Eleitoral para ver que ele perdoa, sim, quando acha que é o caso.

Do Val contou à revista Veja que foi convidado em dezembro último para uma reunião com Bolsonaro e o deputado Daniel Silveira (PTB-RJ) no Palácio do Alvorada.

E que, ali, recebeu a proposta de grampear Moraes. A ideia: que extraísse de Moraes alguma declaração que o tornasse suspeito de jogar fora das quatro linhas da Constituição.

Se conseguisse, salvaria o país de ser governado por Lula. Estava pronta a minuta do golpe para anular as eleições passadas, intervir na Justiça Eleitoral e prender Moraes e outros ministros.

Acontece que depois do que disse à Veja, Do Val, em entrevistas a outros veículos de imprensa, apresentou pelo menos outras três versões da mesma história, com diferenças substanciais entre elas.

Na primeira, o convite para o encontro no Alvorada partiu de Bolsonaro. Na segunda e na terceira, Bolsonaro sumiu como autor do convite. Na primeira, Bolsonaro falou durante o encontro.

Teria chegado a dizer que a Agência Brasileira de Informações, o serviço secreto do governo, ajudaria Do Val na tarefa de grampear Moraes. Nas versões seguintes, Bolsonaro ficou calado.

Limitou-se, no fim, a dizer que esperaria uma resposta de Do Val, que pediu tempo para refletir sobre a proposta. O senador disse que procurou uma vez Moraes e que lhe contou tudo.

Agora, diz que esteve com ele duas vezes. Como prova, exibe uma mensagem enviada pelo celular ao ministro. A mensagem não prova que ele se reuniu duas vezes com Moraes.

O que levaria um bolsonarista raiz, que apoiou a tentativa fracassada de golpe em 8 de janeiro, que visitou golpistas presos, a detonar Bolsonaro? O que se esconde por trás disso?

O encontro no Alvorada ocorreu. Nem Bolsonaro nega. O mais está para ser confirmado ou não. Aguardemos os próximos capítulos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?