O que fazer para enfrentar o risco de uma nova tempestade em SP
Prepare-se para o pior e reze para que ele não aconteça.
atualizado
Compartilhar notícia
Dicas da Defesa Civil de São Paulo depois que duas tempestades, em menos de um ano, deixaram parte do estado no escuro – da última vez, na semana passada, pelo menos 2,6 milhões de residências na região metropolitana de São Paulo. Tem outra prevista para hoje.
Em casa
Carregue aparelhos eletrônicos: Mantenha as baterias carregadas de celulares, laptops e outros dispositivos, como suporte de ventilação para quem possui problemas respiratórios e de apneia. Também tenha carregadores portáteis.
Desligue aparelhos eletrônicos: Para evitar danos em caso de picos de energia, desligue os aparelhos da tomada. Essa ação também evita que os equipamentos sejam condutores de eletricidade em caso de queda de raios
Tenha lanternas e velas: Mantenha lanternas, velas e fósforos em local de fácil acesso.
Evite tomar banho durante a tempestade.
Quando cair a energia, mantenha a porta do congelador/freezer fechada, uma vez que ele pode conservar alimentos por até 24 horas. Para manter outros alimentos, compre blocos de gelo e acomode em caixas de isopor ou coolers.
O Ministério da Saúde alerta que qualquer alimento refrigerado que fique mais de duas horas em temperatura acima de 5°C deve ser jogado fora, por perigo de contaminação.
Na rua
a) Evite ficar perto de objetos altos e isolados, como árvores, postes, caixas d’água e quiosques.
b) Em caso de ventos fortes, tenha cuidado com a queda de árvores, postes, fios e semáforos.
c) Evite lugares abertos, como praias, campos de futebol e estacionamentos.
d) Não desafie a força das águas, não tente transpor uma enxurrada ou andar em áreas alagadas.
e) Se estiver em uma área de encosta, observe sinais de movimentação do solo, como rachaduras nas paredes, árvores e postes inclinados, e água lamacenta.
f) Se um fio energizado cair sobre o veículo, permaneça dentro do carro e ligue para o serviço de emergência.