metropoles.com

O mundo ficará menor para Maduro com a volta de Trump à Casa Branca

A Venezuela preocupa Lula

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Jesus Vargas/Getty Images
Imagem colorida mostra Nicolás Maduro - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra Nicolás Maduro - Metrópoles - Foto: Jesus Vargas/Getty Images

Com o início, em 20 de janeiro próximo, do novo governo de Donald Trump, diminuirá no mundo o espaço de circulação segura para Nicolás Maduro, o ditador da Venezuela, e alguns dos seus auxiliares investigados por corrupção nos Estados Unidos.

Maduro sabe disso e teme. Lula também sabe e se preocupa. Assessores de Trump dizem que será aplicada “pressão máxima” sobre o governo da Venezuela. Os Estados Unidos, o Brasil e os países europeus são contra a recondução de Maduro ao poder.

A diferença, no caso do Brasil, é que temos com a Venezuela uma fronteira de 2.199 quilômetros. Quando a situação piora por lá, os venezuelanos fogem. Nos últimos sete anos, mais de um milhão deles atravessou a fronteira e encontrou abrigo no Brasil.

O atual governo de Maduro acaba em janeiro. Ele perdeu as eleições de julho último para o candidato da oposição, Edmundo González. Contudo, sem apresentar as atas de votos em cada urna, Maduro proclamou sua vitória e forçou González a deixar o país.

No seu primeiro governo, Trump tentou sem sucesso construir na América Latina uma coalizão de países para derrubar Maduro e instalar em Caracas um governo amigável. Bolsonaro, presidente, disse a Trump que o apoiaria. Mas Bolsonaro é um bravateiro.

Autorizado por Bolsonaro, um caminhão do Exército levando soldados invadiu alguns quilômetros da Venezuela, atolou em uma área de tráfego difícil e retornou. O deputado Eduardo Bolsonaro perdeu tempo ao preparar-se para assistir a invasão abortada.

O Itamaraty duvida que Trump queira ressuscitar o plano de invadir a Venezuela, mas não descarta a hipótese de ele pressionar Lula para que endureça o jogo com Maduro. Quanto a Maduro, já avisou a Trump que almeja melhor entendimento.

“A Venezuela estará sempre disposta a estabelecer boas relações com os governos dos Estados Unidos, enquadradas em um espírito de diálogo, respeito e bom senso”, anunciou na quarta-feira (6) Yván Gil, ministro das Relações Exteriores da Venezuela.

Não parece que Trump se contentará com tão pouco.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?