metropoles.com

O medo de Bolsonaro é ter que enfrentar um candidato da 3ª via

Nunca antes nesse país se viu alguém admitir a própria derrota com tanta antecedência

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Orlando Brito
Orlando Brito
1 de 1 Orlando Brito - Foto: Orlando Brito

Enquanto pôde, o general Luiz Eduardo Ramos estrebuchou na maca com a pretensão de não ceder ao senador Ciro Nogueira (PP-PI) a chefia da Casa Civil da presidência da República. Apelou para seus colegas de farda e não fardados. Saiu de motocicleta no fim de semana para passear ao lado do presidente Jair Bolsonaro.

Não foi por dinheiro que resistiu à degola. Se antes já tivesse sido transferido para a Secretaria do Governo, teria recebido em junho último, entre salário e outros proventos, pouco mais de R$ 100 mil. Igual soma foi embolsada pelos generais Braga Neto, da Defesa, e Augusto Heleno, do Gabinete de Segurança Institucional.

Foi para não perder status, prestígio e importância junto a Bolsonaro que Ramos agiu assim. Disse que se sentia como uma pessoa atropelada por um trem e que isso não lhe parecia justo. Rendeu-se ao ouvir outra vez de Bolsonaro que Nogueira como uma espécie de primeiro-ministro poderá salvar o governo.

O presidente enfrenta dificuldades para convencer seus devotos que não tinha outra saída. À crítica de que Nogueira é réu no Supremo Tribunal Federal, acusado de receber propina, Bolsonaro responde que também é por ter dito à deputada Maria do Rosário (PT-RS) que ela é feia e, por isso, não merecia ser estuprada.

Se não governar na companhia de gente processada, o que lhe restaria a fazer? – perguntou ele em entrevista a uma emissora de rádio da Paraíba. Impensável para Bolsonaro seria governar com gente não processada. Da banda podre do Congresso, ele veio. Natural que à banda podre ele retorne ao ver-se em apuros.

Jamais se viu um candidato admitir com tanta antecedência que poderá ser derrotado. Mas é o que faz ao suplicar à direita que não bata tanto nele porque assim o segundo turno da eleição presidencial do ano que vem será disputado por Lula (PT) e Ciro Gomes (PDT). É enorme o seu pavor de um candidato da 3ª via.

Contra Lula, Bolsonaro dispõe do imunizante do voto fraudulento, uma vez que for mantido o voto eletrônico. Os militares parecem dispostos a apoiá-lo nessa briga. Tal imunizante seria ineficaz contra um candidato nem-nem – nem ele e nem Lula. O fantasma de um golpe militar iria por terra.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?