metropoles.com

O Lula que eu quero (por Mirian Guaraciaba)

Impressão que se tem é que jornalistas/colunistas/comentaristas não ouvem o que Lula diz. Ou não querem ouvir.

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Twitter
Imagem colorida mostra Lula chega aos Emirados Árabes Unidos - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra Lula chega aos Emirados Árabes Unidos - Metrópoles - Foto: Reprodução/Twitter

A imprensa é livre – até para falar bobagem, enganar e se enganar.

Criticar faz parte do jogo. Apontar erros. Discordar de Lula e de suas propostas para o País sair desse mar de lama social e moral – é saudável. Só não podem, caros colegas, imaginar que há um fantoche no governo. Lula sabe o que quer, e o que faz. No País, equilíbrio social, mais investimentos, mais empregos, menos fome. No mundo, a paz possível e a reinserção do Brasil nos grandes debates internacionais.

Lula voltou com a mala cheia da viagem a China – prestígio na recepção do maior parceiro economico do Brasil e segundo Pais mais poderoso do mundo, e R$ 50 bi em parcerias – mais R$ 12 bi dos Emirados Árabes. Apressados falaram em alinhamento com a China, e prejuízos na relação com os Estados Unidos. Asnice. Outros, chocados com a objetividade de Lula sobre o uso de moeda única entre países dos Brics – e não apenas o dólar. Muitos embaçaram o sucesso da viagem com frase distorcida sobre a guerra Rússia x Ucrania.

Lendo os jornais, ouvindo os “analistas” sobre Lula, penso que esqueceram os miseráveis últimos anos que vivemos. Não apenas quatro. Seis. Teve o golpe contra Dilma. Quanta desgraça suportamos. Rasteiras políticas. Ameaças explícitas contra a vida. Grosserias, baixarias. Párias internacionais. Apagaram? Engolimos?

E Lula não pode dizer que ninguém vai determinar o que ele pode ou não pode fazer, pode ou não pode declarar?

Ah .. sim .. Não se deve ficar falando de Bolsonaro. Agora é mirar o futuro? Que futuro? O retrovisor é imperioso. Andamos para trás durante o mandato do pior presidente da nossa história recente – exceção, claro, da ditadura. Não se pode olhar para a frente e esquecer a podridão que restou. Não é pouco. A direita restou forte. A extrema direita cresceu, fermentou. Taí dona Michele Bolsonaro fazendo posts diários, atiçando seguidores extremistas.

Me pergunto: o que pensam nossos ilustres comentaristas quando reclamam dos protestos de Lula contra os juros altos? Por que não pode cobrar comprometimento do Banco Central com a dívida social desse País? Por que Lula não pode dizer que não se preocupa com o que pensam os Estados Unidos sobre seus acordos com a China? Ou não se preocupa com o que China pensa quando negocia com os EUA?

É óbvio que se pode criticar Lula, óbvio que se deve apontar desvirtudes de fala e ação. Mas, a se analisar os três primeiros meses de governo, como disse o jornalista Reinaldo Azevedo, não há dúvida de que teremos um governo excelente. Difícil reconhecer que hoje temos um governo civilizado, comprometido, urbano? Custoso assentir que teremos dias melhores?

Foram 3 meses e meio. Todos sabem que não dá pra fazer milagre num País destruído pela ignorância, fascismo, violência. Escrevam o que quiserem, mas não desviem o olhar do que de fato interessa: democracia e Justiça social. São essas as causas defendidas por Lula. É esse o Lula que eu quero. Foi esse o Lula que eu e 60,3 milhões de brasileiros elegemos.

PS: O G1 vai acompanhar passo a passo o Lula3. Em 100 dias, o Presidente cumpriu integralmente 13 de suas 36 promessas de campanha, e 4, parcialmente.

PS1: Chegou a hora de Thiago Brennand acertar contas com a Justiça. Marginal denunciado por estupro, agressão, cárcere privado, foi preso nos Emirados Árabes. Será deportado.

 

Mirian Guaraciaba é jornalista

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?