metropoles.com

O general Pazuello é um pote até aqui de mágoa e desconfiança

Ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello amadurece a ideia de bater às portas da Justiça para não depor ou ficar calado na CPI da Covid

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Antonio Lucena
Arte de Antonio Lucena
1 de 1 Arte de Antonio Lucena - Foto: Antonio Lucena

Em quarentena à brasileira, onde amigos se visitam, deixam cair as máscaras, se abraçam e bebem no mesmo copo, o general Eduardo Pazuello, o terceiro dos quatro ministros da Saúde do governo Bolsonaro em pouco mais de um ano, é um pote a quase transbordar de mágoa, desconfiança e ressentimento.

Desconfiança não é uma doença transmissível. Se fosse, Pazuello teria sido contaminado pelo presidente da República, a quem serviu com rara lealdade e obediência exemplar. Sente-se abandonado sem que o abandono se configure. E ressentido por ter deixado o governo a contragosto e no pior momento.

Conta a repórter Jussara Soares que ofereceram a Pazuello um cargo na Secretaria-Geral da Presidência, e que ele recusou. Foi-lhe arranjado pelo ministro Onyx Lorenzoni, titular da pasta. O ato de nomeação chegou a ser assinado pelo general Luiz Eduardo Ramos, chefe da Casa Civil, para publicação no Diário Oficial.

É a Advocacia-Geral da União que representa o general na CPI da Covid-19, mas se não o representar direito? Se puser os interesses do governo acima dos interesses de Pazuello? Eles não são necessariamente coincidentes. Se Pazuello arcasse sozinho com os erros no combate à pandemia, não seria tão mal para o governo.

Por isso, o general aflito no seu labirinto cogita contratar um advogado criminalista para defendê-lo. Foi aconselhado a entrar no Supremo Tribunal Federal com um pedido de habeas corpus para não ir depor. Mas a ter que ir, para que permaneça calado. Ou para que se cale diante de determinadas perguntas embaraçosas.

Calar-se é um direito que lhe será assegurado no depoimento marcado para o próximo dia 19. Mas ele terá bastante calma para suportar as provocações dos senadores? Para não respondê-las? Para não explodir? Calar-se seria bom para o governo, mas talvez não para o general. Militar não foge a batalhas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?