metropoles.com

O destino de Flávio Dino pertence a Lula, e ele está conformado  

Precoce adeus à política, se for o caso

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
ministro flávio dino câmeras fardas - Metrópoles
1 de 1 ministro flávio dino câmeras fardas - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Ninguém ouviu da boca de Lula que ele indicará Flávio Dino, ministro da Justiça e da Segurança Pública, para a vaga da ex-ministra Rosa Weber no Supremo Tribunal Federal.

Aos que ousaram provocá-lo a respeito, e foram poucos, Lula respondeu com o silêncio. Foi o caso do ministro Luís Roberto Barroso, que defendeu a nomeação de uma jurista negra.

Dino fala a verdade quando afirma que Lula nunca tocou no assunto com ele. Os demais candidatos em campanha pela vaga, Jorge Messias (AGU) e Bruno Dantas (TCU) afirmam o mesmo.

Possível, é, que Lula tenha comentando alguma coisa com Janja, a primeira-dama, mas se comentou, ela não conta. É lenda que Janja saiba tudo que Lula pensa, ou que ele jamais a contraria.

Dino avançou uma casa ao admitir ao jornal O Globo o que não se cansa de repetir há mais de um mês para seus auxiliares no ministério: se convidado, não terá como dizer não.

Não se diz não a um pedido do presidente da República e se fica no governo. Um jurista como Dino não recusaria o cargo de ministro da mais alta Corte de Justiça do seu país.

Aos adversários políticos de Dino que insinuam que ele aceitaria o cargo para se projetar ainda mais e depois se lançar candidato à sucessão de Lula, Dino informa:

“Se um dia, talvez, eu fosse para o Supremo e pensasse em retornar à política, haveria uma premissa de que eu usaria a toga para ganhar popularidade. Isso eu não farei, ou faria. Jamais. Seria uma decisão definitiva. Ou será, sei lá”.

É declaração de quem aspira ser nomeado? Pode ser. Mas pode ser também declaração de quem parece conformado com o que o destino lhe reserva, e ele por ora desconhece.

Está satisfeito no Ministério da Justiça e cheio de planos. Mas não irá a contragosto para o Supremo. Seja o que Deus quiser – ou Lula.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?