metropoles.com

O desafio que tem o PSDB além de não conseguir votar nele mesmo

Dizem os otimistas que no fim tudo dará certo. Difícil é acreditar

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Celimar de Meneses/Metrópoles
candidatos em frente a microfones
1 de 1 candidatos em frente a microfones - Foto: Celimar de Meneses/Metrópoles

Assim é se lhe parecer tão simples o desafio que o PSDB tem pela frente para eleger o próximo presidente da República. Tarefa 1: concluir o mais rápido a votação que escolherá seu candidato. Ela foi suspensa porque deu tilt no aplicativo. Não se sabe quando será retomada, porque se está à procura de outro.

Quem teria sido capaz de prever uma coisa dessas? Faltou um plano B. A direção do partido deveria ter previsto que algo do gênero poderia acontecer. Adotou um aplicativo que não fora testado e, ao ser, revelou-se frágil. Doze tipos de erros estavam no radar, segundo um estudo de 50 páginas. Ninguém levou a sério.

Tarefa 2: caso o PSDB consiga votar nele mesmo, e se não conseguir o melhor, é dar-se por vencido e apoiar o candidato de outro partido, haverá que se unir. Não importa que o vencedor das prévias seja João Doria (SP) ou Eduardo Leite. Ou que o deputado Aécio Neves (MG) seja contra candidato próprio.

Doria não gosta de Leite, que gosta de Aécio, mas não gosta de Doria, e esse é um dos problemas. À exceção de 1994 e 1998, quando elegeu presidente Fernando Henrique Cardoso, o PSDB disputou aos cacos as eleições presidenciais seguintes – 2002, 2006, 2010, 2014 e 2018. Disputou e naturalmente perdeu.

Tarefa 3: com candidato seu e unido, o partido terá que convencer outros partidos de que deve apoiá-lo, de que nunca como agora são grandes as chances de ganhar a próxima eleição. Para isso, seu candidato será obrigado a crescer nas pesquisas de intenção de voto. Por enquanto, Doria e Leite estão quase na lanterninha.

E essa será a tarefa (a quarta) mais complicada: conquistar o coração dos eleitores, uma pessoa, um voto. Na eleição passada, Geraldo Alckmin, o candidato do PSDB, amargou, ao fim do primeiro turno, 5% do total dos votos úteis, descontados os nulos e em branco. Foi o pior desempenho do PSDB em uma eleição.

Será possível fazer tal dever de casa? Possível sempre é. Pouco provável, embora ainda lhe reste tempo, é que faça e tire nota 10.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?