metropoles.com

O comportamento muito estranho do almirante, portador das joias

O de Bolsonaro não foi estranho para seus padrões

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Isac Nóbrega/PR
Bento Albuquerque, então ministro de Minas e Energia, em conversa com Jair Bolsonaro em abril de 2022
1 de 1 Bento Albuquerque, então ministro de Minas e Energia, em conversa com Jair Bolsonaro em abril de 2022 - Foto: Isac Nóbrega/PR

O normal é que chefes de Estado, em visita oficial, troquem presentes. Os árabes são conhecidos por darem presentes caros. Eles podem ser enviados também por meio de embaixadas.

A embaixada de Cuba no Brasil repassava para o então presidente Fernando Collor os charutos especiais que lhe mandava Fidel Castro. Mesmo deposto, Collor seguiu recebendo os charutos.

O casal Bolsonaro não estava em Riad, capital da Arábia Saudita, quando um príncipe de lá, não se sabe qual, resolveu presenteá-lo com dois estojos de joias no valor total de quase R$ 17 milhões.

Quem estava em Riad era o almirante Bento Albuquerque, à época ministro das Minas e Energia. Ele conta que recebeu os estojos em caixas lacradas antes de embarcar de volta ao Brasil.

Trouxe-os sem conhecer o conteúdo. Estranho. Por que não os encaminhou à embaixada do Brasil naquele país? Na verdade, não os trouxe. Pediu a seus acompanhantes que o fizessem. Estranho.

A mala de um dos portadores foi revistada por agentes da Receita no aeroporto de Guarulhos, e uma das caixas apreendida. A outra entrou ilegalmente no país porque escapou à vigilância da Receita.

Descoberta a caixa com as joias de Michelle, o almirante tentou dar uma carteirada para liberá-la, mas não conseguiu. Sobre a outra caixa, nada falou aos agentes da Receita. Estranho.

Mais estranho: Albuquerque guardou a caixa com as joias destinadas a Bolsonaro durante um ano. Bolsonaro só as recebeu quando o almirante já não era ministro. Ele o demitira.

No dia em que as duas caixas foram entregues a Albuquerque em Riad, exatamente naquele dia, Bolsonaro almoçou em Brasília com o embaixador da Arábia Saudita na embaixada da Arábia Saudita.

Tudo muito estranho, estranhíssimo. Tem que ser investigado.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?