metropoles.com

O Caso Pazuello, segredo para ser guardado por um século

Exército nega acesso ao conteúdo do processo administrativo aberto para apurar transgressão disciplinar do ex-ministro da Saúde

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
CPI COVID SENADO FEDERAL ex ministr pazuello
1 de 1 CPI COVID SENADO FEDERAL ex ministr pazuello - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Além do presidente Jair Bolsonaro, do que mais tem medo o Exército para que considere segredo a ser guardado por 100 anos o conteúdo do processo administrativo que deveria ter punido, mas que não puniu o general da ativa Eduardo Pazuello, ex-ministro da Saúde, que pedalou uma moto, subiu em um carro de som e discursou em uma manifestação político-partidária?

O jornal O GLOBO, com base na Lei de Acesso à Informações, pediu acesso ao processo. O Exército, com base em dispositivo da mesma lei, respondeu que o processo contém informações pessoais e deveria ser mantido em segredo. Por quanto tempo? Dez, vinte, trinta anos, o que já seria um exagero? Não. Por um século. Quantos bebês viverão tanto para conhecer o que se passou?

O comandante do Exército, general Paulo Sérgio Noronha, que perdoou Pazuello por desrespeitar o Regulamento Disciplinar da Arma, foi o mesmo que decidiu a favor da manutenção do segredo secular. Contrariou o entendimento da Controladoria-Geral da União de que procedimento administrativo só deve ficar sob segredo enquanto não tiver sido concluído. Não é o caso.

Não havia muito que apurar. O episódio foi público, filmado e fotografado. Pazuello voou para a manifestação de motociclistas no Rio na companhia do presidente. Montou numa moto e percorreu pouco mais de 30 quilômetros, da Barra da Tijuca, onde Bolsonaro tem casa, até o Aterro do Flamengo. Ali, a convite de Bolsonaro, subiu num carro de som e fez um curto discurso.

Em sua defesa, escrita e oral, negou a natureza partidária da manifestação, alegando que o presidente não tem partido. Argumentou que não poderia desobedecer a uma ordem do Supremo Comandante das Forças Armadas. Sim, e lembrou que em sua ficha de militar nada consta que desabone sua biografia. É o que se sabe. Que mais acrescentou para que o sigilo se justifique?

Duvido que meu neto caçula viva até 2121 para saber.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?