metropoles.com

Nova meta de inflação pode conter fúria de Lula contra os juros altos

E pacificar suas relações com o presidente do Banco Central

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Roque de Sá/Agência Senado
Presidente Lula discursando com microfone na mão e fundo preto - Metrópoles
1 de 1 Presidente Lula discursando com microfone na mão e fundo preto - Metrópoles - Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Se a taxa de juros no Brasil é a mais alta do mundo, ou uma das mais altas, por que o presidente da República não pode dizer que a taxa de juros do seu país é a mais alta do mundo, ou uma das mais altas? E pressionar o Banco Central para que diminua?

Quando o Banco Central ainda não era independente, quantas vezes os presidentes que antecederam Lula não telefonaram para seu principal dirigente a reclamar da taxa de juros? Fernando Henrique Cardoso chegou a demitir dois presidentes do banco.

Perguntem a Henrique Meirelles, presidente do banco entre 2002 e 2011, se Lula não lhe telefonou pedindo para baixar a taxa de juros. Nos dois governos anteriores de Lula, quem estrebuchava contra os juros altos era o vice-presidente, José Alencar.

Perguntem a Roberto Campos Neto, atual presidente do banco, se Paulo Guedes, ministro da Economia, falando em nome de Bolsonaro, não lhe telefonou ou o procurou pela mesma razão. Como homem discreto que é, talvez Campos Neto não admita.

O Conselho Monetário Nacional se reunirá para estabelecer a nova meta da inflação, que, por sinal, está em queda. Lula quer que ela seja reajustada para cima, de modo a que possa dispor de mais dinheiro para investir em Saúde, Educação e outras coisas.

Todo governante quer sempre mais dinheiro, como quis e conseguiu Bolsonaro. Só que Bolsonaro quis e obteve com o propósito de se reeleger. Daí a herança maldita deixada para seu sucessor. Lula escolheu Bolsonaro para adversário e derrotou-o.

Lula escolheu Campos Neto para adversário e espera ganhar alguma coisa com isso. A conferir se se dará bem ou mal. É do jogo. Só no fim se saberá quem ganhou mais ou perdeu menos. A política, tal como era conhecida, está de volta. É apenas isso.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?