metropoles.com

Nos tempos de Juscelino Kubitschek e das marchinhas de Carnaval

Memórias da política e da imprensa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução redes sociais
Me-da-um-dinheiro-ai1
1 de 1 Me-da-um-dinheiro-ai1 - Foto: Reprodução redes sociais

O único ato de humilhação de um presidente brasileiro diante de uma autoridade estrangeira não foi o que o baiano Antônio Andrade fotografou no dia 6 de agosto de 1958 e o Jornal do Brasil publicou no dia seguinte, tornando-se um registro histórico.

Na foto, Juscelino Kubitschek, de pé, estende a mão para John Foster Dulles, então secretário de Estado dos Estados Unidos. À época, fazia sucesso uma marchinha de Carnaval cujo refrão dizia: “Ei, você aí, me dá um dinheiro aí, me dá um dinheiro aí”.

Publicada com o título “Me dá um dinheiro aí”, a foto dava a impressão de que Juscelino suplicava por ajuda, e que por sua vez o secretário-norte americano abria uma carteira à cata de dinheiro.  Não foi nada disso, como se soube depois.

Juscelino e Dulles já haviam se cumprimentado. Mas, a pedido de um fotógrafo da revista O Cruzeiro que chegara atrasado à cerimônia, estavam dispostos a repetir o gesto. Foi o que me contou Andrade quando trabalhamos juntos na revista Veja.

A oposição a Juscelino, à frente Carlos Lacerda, dono do jornal Tribuna da Imprensa, deitou e rolou em cima da foto. Furioso,  Juscelino ameaçou enquadrar o Jornal do Brasil na Lei de Segurança Nacional. O editor-chefe do JB pediu demissão.

Se não fosse o título dado à foto de Andrade, a história da imprensa brasileira poderia ter sido outra. Estava pronto sobre a mesa de Juscelino o decreto que concedia um canal de televisão ao JB. Juscelino recusou-se a assiná-lo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?