metropoles.com

Nos EUA, jornais se calam. No Afeganistão, mulheres proibidas de falar

Sobre democracias e ditaduras

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arte Metrópoles
Imagem colorida de Kamala e Trump - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de Kamala e Trump - Metrópoles - Foto: Arte Metrópoles

Depois do Los Angeles Times e do The Washington Post anunciarem que não mais apoiarão candidatos como faziam, foi a vez de o USA Today, com a quinta maior circulação impressa e a quarta maior circulação de assinantes digitais nos Estados Unidos, e de mais 200 jornais locais sob o seu guarda-chuva.

Garantem seus donos que não é por medo de terem seus negócios prejudicados caso Donald Trump se eleja presidente (só o Washington Post já perdeu com sua decisão mais de 200 mil assinantes em apenas uma semana). Seria porque concluíram que o apoio a candidatos foi um erro editorial. Taokey?

No Afeganistão, onde as mulheres são proibidas de falar em público, a partir de agora elas devem também se abster de recitar o Alcorão em voz alta na presença umas das outras. Segundo o jornal britânico The Telegraph, a restrição foi anunciada pelo ministro da Propagação da Virtude e Prevenção do Vício, Khalid Hanafi.

“Mesmo quando uma mulher adulta está a rezar e outra mulher passa, esta não deve rezar suficientemente alto para que a outra mulher a ouça”, declarou Hanafi. “A regra será implementada gradualmente, e Deus estará a ajudá-las em cada passo”. Os pormenores da nova lei ainda não são conhecidos.

Em países democráticos, o silêncio é voluntário se os negócios estão em jogo. O dono do Washington Post, por exemplo, é dono também da Amazon e de outras empresas que dependem do governo para continuar crescendo. Em países ditatoriais, como o Afeganistão, o silêncio é obrigatório sob pena de prisão ou morte.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?