metropoles.com

No país de “se a eleição fosse hoje”, ela só acaba no domingo, dia 6

No caso de São Paulo, para recomeçar depois da apuração dos votos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Renato Pizzutto/Band
Montagem mostra recortes de fotos de Pablo Marçal, Ricardo Nunes e Guilherme Boulos, candidatos à Prefeitura de São Paulo
1 de 1 Montagem mostra recortes de fotos de Pablo Marçal, Ricardo Nunes e Guilherme Boulos, candidatos à Prefeitura de São Paulo - Foto: Renato Pizzutto/Band

No início da campanha, dava-se como certo que Ricardo Nunes (MDB), prefeito de São Paulo, dificilmente se reelegeria no primeiro turno, mas tinha lugar assegurado no segundo. E que seu adversário no segundo deveria ser Guilherme Boulos (PSOL).

A profecia fazia sentido. O incumbente tem a máquina administrativa da prefeitura para alavancar sua candidatura. A isso, some-se dinheiro a rodo para empenhar em obras e a vitrine de suas realizações nos últimos quatro anos. De resto…

Nunes contaria com o apoio de Bolsonaro que indicou seu vice, um coronel, e do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). A favor de Boulos, pesaria o apoio escancarado de Lula, que em 2022 derrotou Bolsonaro na capital paulista e por isso se elegeu.

Aí pintou no pedaço, sem apoio de ninguém a não ser dele mesmo, a candidatura inesperada do ex-coach Pablo Marçal (PRTB). E foi o que se viu e ainda se vê. Marçal estourou a boca do balão, como antes se dizia, segue na briga e nem de longe está morto.

A 10 dias das eleições, tanto para Nunes quanto para Boulos, o maior desafio é não ficar de fora do segundo turno. Se Nunes não ficar, disputará o segundo na condição de favorito. Contra Boulos, toda a direita votará em Nunes. Contra Marçal, parte da esquerda.

O debate entre os candidatos promovido, ontem à noite, pela TV Record, espelha a situação atual dos três líderes das pesquisas de intenção de voto. Nunes e Boulos foram os sacos de pancada escolhidos pelos demais. E Marçal terminou isolado.

Para quem esperava ou torcia para que rolassem sangue, lágrimas e insultos, foi um debate de morno para frio, ao contrário dos anteriores. Nunes limitou-se a contra-atacar, ignorando a maioria ou a quase totalidade das perguntas incômodas que lhe dirigiram.

Boulos atacou Nunes e defendeu-se ao se sentir provocado. Marçal estava irreconhecível para seus padrões, parecendo um candidato normal. Se boas propostas de governo vencessem debates, a ganhadora da noite teria sido Tabata Amaral (PSB).

Mas ela, Maria Helena (NOVO) e José Luiz Datena  (PSDB) certamente perderão até domingo uma parcela dos votos que têm. Como aconteceu com os candidatos chamados “do meio” no primeiro turno da eleição de 2022; Ciro Gomes (PDT) que o diga.

Por delicadeza (embora “por delicadeza eu perdi minha vida”, escreveu o poeta francês Jean-Nicolas Arthur Rimbaud), Boulos não fala em voto útil para não irritar Tabata e Datena. Mas o eleitor não gosta de votar em quem acha que irá perder.

A candidatura de Marçal tirou Bolsonaro da campanha paulistana. Criador e criatura nunca se dão bem. O eleitorado bolsonarista dividiu-se entre Marçal e Nunes. Bolsonaro só voltará à campanha no segundo turno se for para derrotar Boulos.

Lula esteve presente na abertura da campanha de Boulos, mas recolheu-se depois; culpa de Marçal, que embolou a eleição. Esta semana, Lula deverá ir à posse da nova presidente do México. Não terá muito tempo para Boulos. O mundo clama por Lula…

Na era das redes sociais, tome tento: a campanha só termina quando as urnas finalmente são lacradas. As pesquisas de intenção de voto servem apenas como sinais que poderão ou não ser confirmados ou alterados em grande escala.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?