metropoles.com

No momento, o que mais assusta o governo na CPI da Covid

O que podem dizer Fábio Wajngarten e Eduardo Pazuello em seus depoimentos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Fabio Wajngarten, chefe da Secom de Bolsonaro
1 de 1 Fabio Wajngarten, chefe da Secom de Bolsonaro - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello será ouvido nesta quarta-feira (5/5) pela CPI da Covid-19, no Senado. O general passou o fim de semana sendo treinado pelo governo para não dizer algo que poderá incriminá-lo. Deverá ser outra vez intimado a depor.

Mas, neste momento, o que mais assusta Jair Bolsonaro e os que o cercam atende por outro nome: Fábio Wajngarten, ex-secretário de Comunicação da Presidência, demitido em março último pelo ministro Fábio Faria (PSD-RN), das Comunicações.

Para não deixá-lo ao desamparo, o governo ofereceu-lhe três outros cargos, à sua escolha. Magoado, Wajngarten recusou-os. Preferiu voltar a São Paulo. Mas logo deu sinal de sua insatisfação ao criticar, em entrevista à Veja, Pazuello e seus assessores.

Então, o sinal vermelho acendeu no Palácio do Planalto, conforme conta a mais recente edição do TAG REPORT, das jornalistas Helena Chagas e Lydia Medeiros. Em outra ponta da Praça dos Três Poderes, a luz verde acendeu no Senado.

A CPI interessou-se pela história contada por Wajngarten a respeito das negociações fracassadas em 2020 para a compra de 70 milhões de doses da vacina da Pfizer. O ex-secretário diz que esteve à frente das tratativas com o pleno consentimento de Bolsonaro.

Muitas perguntas ficaram sem respostas. Por que o publicitário Wajngarten, que cuidava da comunicação do governo, obteve autorização de Bolsonaro para negociar com a Pzifer? Era uma tarefa que não lhe cabia, e sim ao Ministério da Saúde.

Por que o ministério vetou a compra? Como foram os contatos e quais eram as relações entre Wajngarten, os representantes da Pfizer, Pazuello e Bolsonaro? Por que a transação arrastou-se por mais de seis meses, só se confirmando em dezembro?

A CPI quer as respostas. Por ora, não convocará Wajngarten a depor. Prefere deixá-lo sangrar um pouco mais.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?