metropoles.com

Nem só o PDT e Ciro Gomes devem explicações aos seus eleitores

Somente o Centrão sob o comando de Arthur Lira votou a PEC do calote como se esperava

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Santa Rosa/ Metrópoles
ciro gomes
1 de 1 ciro gomes - Foto: Vinícius Santa Rosa/ Metrópoles

Uma radiografia da votação em primeiro turno da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que poderá salvar Bolsonaro de uma derrota no ano que vem mostra que os partidos do Centrão votaram em peso com o governo, mas que parte dos partidos de oposição também.

Para ser aprovada, a PEC precisava de 308 votos. Obteve 312, 4 votos a mais. 212 votos foram de partidos assumidamente do Centrão: PSL, PL, PP, PSD, DEM, Republicanos, Solidariedade, PSC, Pros, Patriotas e PTB.

Os demais, da oposição ou ditos independentes, deram 59 votos para a aprovação da PEC: PSDB, PDT, MDB, PSB, Podemos e Cidadania. Se Ciro Gomes tem contas a prestar aos seus eleitores, outros líderes tão conhecidos quanto ele também têm.

Dos 32 deputados do PSDB que compareceram à sessão da Câmara, 22 votaram com o governo, seis contra, e três preferiram não votar. Seis dos sete tucanos paulistas votaram contra, e só um a favor. O governador João Doria comemora.

Os dois deputados tucanos gaúchos votaram a favor. Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, diz que nada teve a ver. Se não teve, os deputados desobedeceram à sua orientação. Ou então ele não os orientou a votar nem contra nem a favor.

O PSDB é um dos partidos da chamada terceira via. O PSD de Gilberto Kassab também. E o Podemos, do senador Álvaro Dias. Doria e Leite disputam a indicação do PSDB para candidato à sucessão de Bolsonaro. A parada será decidida no dia 21.

O PSD tem candidato a presidente – o senador Rodrigo Pacheco. Dos 35 deputados do PSD que votaram a PEC, 29 foram a favor. Dos 10 deputados do Podemos ao qual se filiará Sergio Moro, cinco votaram a favor, quatro contra e um se absteve. Moro lamentou.

O gosto por dinheiro não tem fronteira partidária e não respeita ideologia.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?