metropoles.com

Na eleição mais feminina do Brasil, o embate entre Raquel e Marília

Duas pesquisas, amanhã, apontarão qual delas largou na frente

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
marilia-arraes-raquel-lyra-pe
1 de 1 marilia-arraes-raquel-lyra-pe - Foto: null

A mais feminina eleição do Brasil será retomada hoje com a volta à cena de Raquel Lyra (PSDB), ex-prefeita de Caruaru, candidata ao governo de Pernambuco e segunda colocada no primeiro turno.

Sua vice é Priscila Krause (Cidadania). A primeira colocada foi Marília Arraes (Solidariedade), neta do ex-governador Miguel Arraes. Teresa Leitão (PT), deputada, elegeu-se senadora.

No domingo do primeiro turno, Raquel preparava-se em casa para ir votar quando um infarto fulminante matou seu marido. Ela guardou luto por sete dias. Priscila ficou cuidando da campanha.

Na sua ausência, os bolsonaristas declararam apoio a ela, bem como outros candidatos de direita que disputaram a eleição. Todos os partidos de esquerda deram apoio a Marília.

Raquel foi aconselhada por amigos e parentes a anunciar seu voto em Lula, que em Pernambuco teve 65% dos votos contra 29% de Bolsonaro. João Lyra, pai de Raquel, pediu a Lula que a apoiasse.

Mas Lula não tem como. Seu acordo é com o PSB que governa Pernambuco há 16 anos. Como o candidato do PSB perdeu e o partido apoiará Marília, é com ela que Lula irá.

Apesar dos conselhos que ouviu, Raquel, que no primeiro turno votou em Simone Tebet (MDB), não dará apoio nem a Lula nem a Bolsonaro. Ela quer “pernambucanizar” a campanha.

Marília quer o contrário: nacionalizar. Amanhã, pesquisas Ipec e Ipespe dirão quem saiu à frente – se Raquel ou Marília. Pernambuco, pela primeira vez, será governado por uma mulher.

Pela primeira vez também, uma mulher se elegeu senadora por Pernambuco. Sinal de novos tempos? É cedo para dizer. Apenas uma mulher se elegeu deputada federal – a irmã de Marília.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?