metropoles.com

Muitas pedras rolarão até que a Câmara eleja seu novo presidente

Lula finge que não está nem aí

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Mario Agra / Câmara dos Deputados
Foto colorida do deputado federal Hugo Motta (REPUBLICANOS-PB) - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida do deputado federal Hugo Motta (REPUBLICANOS-PB) - Metrópoles - Foto: Mario Agra / Câmara dos Deputados

Esta é uma história que ainda hoje, quase 20 anos depois, Lula gosta de contar. À época presidente da República pela primeira vez e em visita aos Estados Unidos, ele foi acordado em Nova Iorque por um telefonema na madrugada do dia 15 de fevereiro de 2005.

O deputado Severino Cavalcanti (PP-PE), membro do chamado baixo clero, acabara de ser eleito presidente da Câmara. Derrotara no segundo turno por larga margem de votos (300 a 195) o candidato oficial do PT, o deputado Luiz Eduardo Greenhalgh.

Foi um espanto para Lula, mas não somente para ele. Dava-se como certa a vitória de Greenhalgh que obteve 207 votos no primeiro turno. Acontece que o deputado Virgílio Guimarães (PT-MG) disputou a eleição como candidato avulso, atraindo 117 votos.

Mal recuperou-se da notícia, o que fez Lula? Foi ao banheiro, lavou o rosto, pediu uma ligação para Cavalcanti, parabenizou-o pela vitória e se ofereceu para ajudá-lo. O que Cavalcanti queria era indicar um afilhado para “a diretoria da Petrobras que fura poço”.

Lula atendeu-o. E os dois passaram a tocar de ouvido. Até que sete meses depois, para não ser cassado, Cavalcanti renunciou ao cargo. Descobriu-se que ele recebia a mesada de 10 mil reais por mês de um concessionário de restaurante na Câmara.

Em fevereiro próximo, como a cada dois anos, a Câmara elegerá um novo presidente. Outro dia, Jaques Wagner (PL-BA), líder do governo no Senado, disse que não há a menor hipótese de Lula perder essa eleição pelo simples fato de que não se meterá nela.

A ver-se com os dados hoje disponíveis, o sucessor de Arthur Lyra (PP-AL), atual presidente, poderá ser o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), que já conta com o apoio do PT de Lula, do PL de Bolsonaro, MDB, PP e Podemos.

Há pelo menos dois ministros do Supremo Tribunal Federal e um do Superior Tribunal de Justiça em campanha para eleger Motta. Lula liberou o PT para apoiar quem quiser. Pretende observar tudo de longe. Mas sabe que ainda faltam três meses para a eleição.

Rolarão muitas pedras até lá.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?