metropoles.com

Ministério da Saúde desrespeita bula da vacina da Pfizer

Como falta imunizante para todo mundo, o governo aumenta o intervalo entre a aplicação da primeira dose e da segunda das vacinas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Aline Massuca/Metrópoles
Vacina pfizer
1 de 1 Vacina pfizer - Foto: Aline Massuca/Metrópoles

Vale o que está escrito – seja no jogo do bicho ou em bula de remédio. Na bula da vacina Pfizer está escrito que o intervalo entre a primeira e a segunda dose deve ser de 21 dias.

O Ministério da Saúde orientou os estados a aplicarem a Pfizer com intervalo de 84 dias entre a primeira e a segunda dose. O governo espera receber 100 milhões de doses até setembro.

Por que a ampliação do intervalo? Segundo o Ministério da Saúde, porque a medida trará “ganhos significativos”, reduzindo a “gravidade da doença”. O que a Pfizer diz sobre isso?

Não diz. Ou melhor: limita-se a dizer que o regime de aplicação da dosagem fica “a critério das autoridades de saúde” de cada país. Em outras palavras: lava as mãos. Cabe-lhe fabricar e vender.

O Reino Unido é citado pelo governo como exemplo de país que levou 84 dias para aplicar a segunda dose da Pfizer. Os Estados Unidos respeitam o prazo estipulado na bula.

Para disfarçar a falta de vacinas, o Ministério da Saúde comporta-se como cachorro assustado na festa de São João, a saltar de um lado para outro a cada estouro de bomba.

Em 19 de fevereiro último, mandou que se usasse a segunda dose das vacinas Coronavac e AstraZeneca no lugar da primeira. Duas semanas depois, deu o dito pelo não dito.

Em 20 de março, outra vez mandou usar a segunda dose no lugar da primeira, para no dia 26 recuar de novo. Cidades de 15 Estados, entre elas 7 capitais, estão sem a segunda dose da Coronavac.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?