metropoles.com

Martins está fora, Mendonça e Aras ainda disputam vaga no STF

Nos seus lances finais, como está o xadrez político jogado por Bolsonaro para preencher a próxima vaga de ministro do Supremo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
André Mendonça_AGU
1 de 1 André Mendonça_AGU - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Quase no seu fim, o jogo de xadrez político jogado pelo presidente Jair Bolsonaro que culminará com a indicação do próximo ministro do Supremo Tribunal Federal está no seguinte pé.

Humberto Martins, presidente do Superior Tribunal de Justiça, e aspirante à indicação, é peça fora do tabuleiro. Ele bem que se esforçou para agradar os eleitores evangélicos de Bolsonaro.

Fez-lhes vários favores, além de se dizer também evangélico, uma vez que Bolsonaro anunciou que a vaga a abrir-se no fim de julho será de alguém “terrivelmente evangélico”.

Mas Martins, de fato, é adventista, uma espécie de dissidência judaica. Para os evangélicos, isso equivale quase a ser um herege. Restaram no tabuleiro duas peças a serem movidas por Bolsonaro.

A primeira, na qual ele aposta, é André Mendonça, ex-ministro da Justiça, atual Advogado-Geral da União, que no passado elogiou a eleição de Lula para presidente, mas depois virou bolsonarista.

Mendonça merece o título de “terrivelmente evangélico”. Não por isso, a aprovação ao seu nome enfrenta resistência no Senado. Se nomeado, ele ficaria devendo mais a Bolsonaro.

Os senadores querem também que o novo ministro sinta-se em débito com eles para, assim, ser mais sensível aos seus desejos na hora de votar certos processos – se é que vocês me entendem…

Caso se convença de que Mendonça poderá ser barrado no Senado, Bolsonaro indicará Aras, substituindo-o na Procuradoria-Geral da República pela procuradora Ludmila Galvão, do Distrito Federal.

Se Bolsonaro não indicar Mendonça nem Aras, preferindo um terceiro nome, não importa qual, é porque perdeu o jogo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?