metropoles.com

Mandetta poderá ser o próximo a pedir para sair do DEM

Ex-ministro da Saúde, que estuda mudar seu domicílio eleitoral para o Rio, poderá ser a próxima grande perda do partido de ACM Neto

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, na coletiva diária sobre coronavírus
1 de 1 Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, na coletiva diária sobre coronavírus - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Ex-prefeito de Salvador, presidente nacional do Democrata (DEM), ACM Neto, candidato ao governo da Bahia, reagiu com o fígado ao pedido de desfiliação do seu partido encaminhado ao Tribunal Superior Eleitoral pelo deputado Rodrigo Maia (RJ), ex-presidente da Câmara dos Deputados.

Se o tribunal dissesse não, Maia só poderia deixar o partido e conservar o mandato quando se abrisse no próximo ano uma nova brecha na lei que permitisse a troca de partidos sem nenhuma punição. É o que sempre acontece em ano eleitoral. ACM Neto preferiu então expulsar Maia e a Executiva do DEM aprovou.

Na eleição para presidente da Câmara em fevereiro último, ACM Neto prometera o apoio do DEM à candidatura do deputado Baleia Rossi (MDB-SP), articulada por Maia. Na última hora, liberou os deputados do partido para votar em Arthur Lira (PP-AL), candidato do Centrão e do presidente Jair Bolsonaro.

Foi quando Maia rompeu com ele e anunciou que sairia do DEM. Desde então o DEM tem colecionado perdas, entre elas, a de Eduardo Paes, prefeito do Rio que migrou para o PSD do ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, do vice-governador de São Paulo que se filiou ao PSDB e do governador do Tocantins.

Luiz Henrique Mandetta, ex-ministro da Saúde, poderá deixá-lo em breve. Ainda não conversou com Kassab sobre para que partido irá. Não parece ter pressa em definir seu destino. Mas não descarta disputar o governo do Rio ou uma vaga no Senado. Embora ACM Neto negue, o DEM está cada vez mais próximo de Bolsonaro.

O senador Jaques Wagner (PT), que por duas vezes já governou a Bahia, será candidato a governá-la outra vez. O Estado é forte reduto eleitoral do PT que terá Lula como candidato a presidente. ACM Neto fala em apoio a um candidato alternativo a Lula e a Bolsonaro e tenta, por ora, entender-se com Ciro Gomes (PDT).

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?