metropoles.com

Mais um vexame internacional do Brasil, desta vez em Roma

Ministro do Turismo falou em encontro sobre cultura que o meio ambiente, por aqui, está quase do jeito de quando Jesus nasceu

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, ao lado do presidente Jair Bolsonaro , durante apresentação das ações para desburocratização e atração de investimentos para setor de turismo 2
1 de 1 O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, ao lado do presidente Jair Bolsonaro , durante apresentação das ações para desburocratização e atração de investimentos para setor de turismo 2 - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Foi um vexame sem tamanho, como há muito não se via em fóruns internacionais. Como o Brasil é um dos poucos países grandes do mundo a não ter ministro da Cultura, foi Gilson Machado, o do Turismo, quem o representou na primeira Conferência dos Ministros da Cultura do G20, na Itália.

Sanfoneiro, líder de uma banda de forró, descoberto por Jair Bolsonaro à época candidato a presidente da República, Machado fez questão de se apresentar como músico. Por falta do que dizer sobre Cultura estendeu-se em seu discurso a falar sobre o Meio Ambiente, dizendo que por aqui ele está quase intacto.

Assumiu uma postura desafiadora ao bradar para os demais ministros perplexos:

“Muitas pessoas não sabem, mas 66% do território brasileiro se encontram do mesmo jeito que estava quando Jesus veio à Terra. 84% da Amazônia brasileira… Isso é um tabu aqui. Alguém aqui já esteve na Amazônia? Alguém já esteve na Amazônia?”

O mais próximo que ele passou dos temas pertinentes ao encontro foi quando disse que a pandemia gerou aceleração do processo de digitalização de documentos no Brasil e destacou o Carnaval e a Festa do Peão de Barretos como contribuições nacionais à Cultura universal. Citou a reforma de igrejas e de monumentos históricos.

Por fim, ao assinar a declaração conjunta dos ministros, fingiu não ver, ou então não se deu conta de que ela recomenda o combate a fake news e ao discurso do ódio nas redes sociais, prega a proteção a comunidades indígenas e defende medidas pela igualdade de gênero. Tudo na contramão do bolsonarismo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?