Mais clubes de tiros abertos por dia no Brasil do que escolas
Em 2020, o Exército fiscalizou apenas 2,3% dos arsenais privados do país
atualizado
Compartilhar notícia
No ano passado, 457 novos clubes de tiros esportivos foram abertos no Brasil, mais de 1 por dia. Em relação a 2020, houve crescimento de 34%. Só nos primeiros três meses deste ano, mais 268 foram abertos. No total, segundo o Exército, há no país 2.070 clubes e estandes de tiro com registro ativo.
“A gente não abriu uma escola por dia no Brasil em 2021, mas abrimos clubes de tiros”, observa Michele dos Ramos, assessora especial do Instituto Igarapé, um “think and do tank” independente focado nas áreas de segurança pública, climática e digital e suas consequências para a democracia.
Em 2020, o Exército fiscalizou apenas 2,3% dos arsenais privados do país. Militares visitaram 7.234 dos 311.908 locais que deveriam ter sido inspecionados, os chamados CACs, além de lojas e clubes de tiro. Naquele ano, existiam no Brasil 179.533 escolas públicas e privadas de Educação Básica.
Armar quem quiser ser armado foi promessa de campanha de Bolsonaro na eleição de 2018. Uma vez eleito, ele passou a pregar que povo armado jamais será escravo de ninguém. Quem mais se beneficia da facilidade em comprar armas é o crime organizado. Milicianos se orgulham de ter votado em Bolsonaro.