metropoles.com

Lula sem pressa para anunciar o sucessor de Flávio Dino na Justiça

Quem tem prazo pode empurrar decisões com a barriga

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da justiça Flavio Dino
1 de 1 O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da justiça Flavio Dino - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Se aprovado hoje, pelo Senado, para a vaga aberta no Supremo Tribunal Federal com a aposentadoria de Rosa Weber, Flávio Dino ainda seguirá como ministro da Justiça e da Segurança Pública por mais algumas semanas. Ou reassumirá seu mandato de senador.

O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo, pediu a Dino para só tomar posse em fevereiro, depois do fim das férias do Poder Judiciário; e, se possível, após o Carnaval, marcado para os dias 10, 11, 12 e 13 de fevereiro.

Dino concordou. De resto, ele tem atos oficiais a cumprir no Ministério da Justiça até o próximo dia 19, quando o Judiciário entrará de férias. Caso Lula queira logo substituí-lo, ele aguardaria em casa como senador a data de sua posse no Supremo.

Mas Lula tem por hábito esperar que o prato esfrie antes de começar a degustá-lo. Deve ter aprendido com  Marco Maciel, pernambucano como ele, vice-presidente da República nos oito anos de governo de Fernando Henrique Cardoso, que ensinava:

“Quem tem prazo não tem pressa”.

A pressa, ontem, de Lula em devolver ao Senado os quatro senadores que são ministros do seu governo foi menos para assegurar a aprovação com folga de Dino e mais para salvar a face de um deles, Carlos Fávaro (PSD-MT), da Agricultura.

Os suplentes dos outros três senadores – Camilo Santana (PT-CE), da Educação, Renan Filho (MDB-AL), dos Transportes, e Wellington Dias (PT-PI), do Desenvolvimento Social – votariam em Dino. Margareth Buzetti (PSD-MT), suplente de Fávaro, talvez não.

Seria constrangedor para Fávaro. Daí… O retorno temporário dos quatro ao Senado foi vendido como um desejo deles de homenagear o colega que governou o Maranhão enquanto eles governavam seus respectivos estados. Amigos são para isso. Vida que segue.

Segue também a briga na surdina pela vaga de Dino. O ex-ministro José Dirceu, chefe da Casa Civil no primeiro governo Lula, diz que o jurista Ricardo Lewandowski dirá não a Lula se ele convidá-lo para ministro da Justiça e Segurança Pública.

Não é o que dizem auxiliares de Lula. Alguns não descartam a possibilidade de Lula escolher uma mulher para a vaga. O MDB fechou seu apoio a Dino em reunião, ontem, com Lula no Palácio do Planalto. Simone Tebet, ministra do Planejamento, é do MDB.

Mas ela teria um problema para aceitar um eventual convite para trocar de endereço: não gostaria de cuidar da Segurança Pública. Lula não cogita criar o Ministério da Segurança Pública. Então…

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?