metropoles.com

Lula não vai nada mal, como dizem seus adversários

Onde o bicho pode pegar

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Presidente Lula recebe o mandatário da França, Emmanuel Macron, em cerimônia oficial no Palácio do Planalto 6
1 de 1 Presidente Lula recebe o mandatário da França, Emmanuel Macron, em cerimônia oficial no Palácio do Planalto 6 - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

A popularidade de Lula vai bem, obrigado. Se comparada com a de líderes das maiores potências do mundo, vai muito bem, obrigado. Sem esquecer que cada um deles atravessa momentos de governo diferentes.

Medida pelo Datafolha, a rejeição a Lula é de 33%. Sabe quanto é a de Emmanuel Macron, presidente francês que visitou o Brasil nos últimos três dias? 71% de rejeição. A de Olaf Scholz, primeiro-ministro alemão, é de 73%.

Dados coletados de 26 de fevereiro a 6 de março de 2024, e publicados ontem pelo jornal The New York Times, conferem a Yoon Suk Yeol (Coreia do Sul) e a Fumio Kishida (Japão) 70% de rejeição. A Rishi Sunak (Reino Unido), 66%.

Depois deles, vem Justin Trudeau (Canadá) com 59%, Joe Biden (EUA) com 54% e Alexander De Croo (Bélgica) com 46%.  Sim, Biden não vai tão mal como parece, embora isso não garanta que ele poderá derrotar Donald Trump.

Mais de 60 países — metade da população mundial — votarão ou já votaram este ano. Por que as pessoas estão tão chateadas com seus líderes? – pergunta o jornal. Algumas explicações são locais, mas quatro globais.

As globais: inflação, imigração, desigualdade e incumbência. A inflação no Brasil segue sob controle, mas os preços dos alimentos aumentaram. Imigração é um problema que se agrava na Europa e nos Estados Unidos.

Desigualdade, aqui, é problema, mas há muito e muito tempo. Incumbência, não é. Os eleitores tendem a cansar-se dos líderes à medida que eles permanecem muito tempo no poder; é o que os cientistas políticos chamam de “o custo de governar”.

A favor de Lula tem o fato de que só governa há um ano e três meses. Mas pode pesar contra ele o fato de que já governou durante oito anos consecutivos, elegeu e reelegeu seu sucessor. Lula pensa em disputar mais um mandato. Aí é que o bicho pode pegar.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?